Por sugestão do vereador e presidente da Comissão de Obras, Daniel Freitas (PP), foi realizada nesta quarta-feira (4), no Salão Jorge Zanatta, na Acic, a audiência pública para discutir a respeito da restauração, manutenção, preservação e os sistemas de segurança dos prédios públicos tombados de responsabilidade do Município de Criciúma. Os vereadores Ademir Honorato, Alisson Pires, Julio Colombo, Júlio Kaminski, Miri Dagostin, Salésio Lima e Zairo Casagrande também estiveram presentes.
Participaram da audiência pública o promotor de Justiça, Luiz Fernando Góes Ulysséa, o presidente da Fundação Cultural de Criciúma – FCC, Serginho Zappelini, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Criciúma – Comccri, Maxwell Sandeer Flor, a ex-presidente da FCC, Iara Gaidzinski, o médico Henrique Packter, primeiro presidente da FCC, o tenente do 4ª Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, Samuel Ambrósio e a jornalista, Joice Quadros. Representantes dos cursos de Ciências Biológicas e História da Unesc, Conselho de Arquitetura de Santa Catarina e membros dos movimentos culturais do município, também estiveram no encontro.
O atual presidente da Fundação Cultural de Criciúma falou sobre a trajetória para a reconstrução do Centro Cultural Jorge Zanatta, recentemente atingido por um incêndio, e motivação para esta reunião ocorrer. “Nós precisamos que toda a comunidade esteja conosco para lutar pela cultura, por esta causa”, conta Serginho Zappelini.
Para o representante do Ministério Público, inúmeros órgãos deixam de obter verbas por falta de informação. “As vezes os municípios deixam de conseguir verbas por não recursos por estar adequado à questões legais”, destaca o promotor de Justiça, Luiz Fernando Góes Ulysséa.
“Falta a gestão de todo o processo cultural de Criciúma”, aponta o Daniel Freitas (PP). “Este é o ponto inicial, nos próximos dias estaremos organizando para contribuir para a elaboração de um plano mais detalhado e que contemple de forma global a cultura de Criciúma”, complementa.
Encaminhamentos
– Criação do Fundo de Cultura;
– Instalação do Conselho Municipal de Turismo e criação de uma taxa de turismo;
– Será encaminhada uma reunião com o prefeito Clésio Salvaro para definir a forma que o Centro Cultural Jorge Zanatta vai ser recuperado;
– Sugestão para incluir a Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Cultura;
– Instauração de Comissão Técnica de Avaliação dos Bens Tombados;
– Profissional para atuar no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Todos os pedidos serão protocolizados no Legislativo e encaminhados para os órgãos competentes.
Colaboração: Clara Fernandes / Comunicação Câmara de Vereadores de Criciúma