Segurança

Audiência Pública de Combate às Drogas reúne mais de 200 pessoas em Lauro Müller

"Um passo importante para aprofundar o debate e começar a pensar as ações para combater esse mal que afeta toda sociedade". A avaliação é das autoridades que participaram da Audiência Pública de Combate às Drogas, realizada na noite desta segunda-feira (12), às 19h, no Clube 1º de Maio, no Distrito de Guatá, em Lauro Müller. O encontro que reuniu mais de 200 pessoas durou cerca de três horas.

Autoridades dos três poderes estavam presentes, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, a presidente da Câmara de Vereadores Soraya Curcio Librelato e a juíza Letícia Pavei Cachoeira, além da Promotora de Justiça da Comarca de Lauro Müller Bruna Gonçalves Gomes, o tenente Luiz Paulo comandante da Polícia Militar de Orleans e os delegados regionais de Criciúma e de Tubarão, Jorge Koch e Ulisses Gabriel, respectivamente.

Não há uma estatística que aponte o número de usuários de drogas no município, porém as autoridades consideram que o percentual de pessoas, especialmente adolescentes e jovens, envolvidas com algum tipo de droga ilícita é significativo e inspira preocupação.

Uma série de questionamentos foi feito pelos presentes às autoridades, principalmente à promotora e aos dois delegados de polícia regionais. A maioria das perguntas era sobre formas de prevenir em casa ou na escola o primeiro contato com as drogas.

Sugestões para prevenir o uso e o comércio das drogas também foram apresentadas. A implantação de uma base da Polícia Militar no distrito de Guatá foi uma das mais apontadas pelos moradores.

As autoridades foram unanimes em afirmar que a maior prevenção vem dos próprios pais, que precisam estar atentos ao comportamento dos filhos e manter um diálogo franco e aberto sobre os malefícios das drogas, sempre orientando-os a ficarem longe também das más companhias.

Confira no áudio abaixo a audiência na íntegra.

[soliloquy id=”66419″]