Com uma dívida de R$ 1,2 milhão junto ao Governo de Santa Catarina, o Hospital São Donato, de Içara, pode parar suas atividades, haja visto a falta de pagamento aos médicos, conforme informações repassadas aos vereadores, nessa terça-feira (14), pela direção do hospital.
Uma comitiva deve ser formada com representantes do Hospital São Donato, Poder Executivo, vereadores e entidades organizadas para ir até Florianópolis cobrar os valores atrasados. Conforme o diretor administrativo do hospital Júlio César de Lucca, a entidade hospitalar está sempre disposta a dar suporte à Secretaria Estadual de Saúde, mas, com a falta dos pagamentos, a situação fica cada vez mais difícil. São seis meses sem os pagamentos referentes aos incentivos hospitalares e também no auxílio maternidade.
“É o momento de Içara mostrar sua força política e saber o que o Estado quer realmente com o Hospital São Donato. Estamos apenas pedindo que nos pague pelos serviços já prestados”, frisou De Lucca. De acordo com o presidente do hospital Waldemar Luiz Casagrande, os trabalhos sempre foram voltados para a entidade ficar cada vez mais forte.
“Estamos sempre na luta por melhorias para o hospital, mas os profissionais estão sem receber e pretendem parar as atividades. Todos os dias, nós recebemos médicos reclamando por falta de pagamento”, lamentou Casagrande. Uma reunião deve ser agendada até na próxima semana com o governo estadual. O prefeito municipal Murialdo Canto Gastaldon e funcionários do hospital também participaram da reunião na Câmara. “Vamos buscar o apoio de todos para formar uma comitiva forte, para que sejam realizados os pagamentos, conforme anunciado pelo Estado em reuniões anteriores”, afirmou o presidente do Legislativo Alex Ferreira Michels.
Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Içara