Deputados estaduais estarão na Cidade Azul para homenagear autoridades e representantes de várias entidades.
A emancipação político-administrativa de Tubarão será comemorada somente na sexta-feira da próxima semana. Mas hoje, para homenagear os 146 anos do maior município da região, com cerca de 105 mil habitantes, ocorrerá um ato parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na Associação Empresarial de Tubarão – Acit. O evento iniciará às 19 horas.
De acordo com o deputado nascido na Cidade Azul, André Fretta May, o Deka May (PP), organizador do evento, esta foi uma forma de homenagear os tubaronenses. “Por meio das entidades filantrópicas e sociais vamos reverenciar o povo que nasceu e mora nesta terra. Igrejas, polícias Militar, Civil, Hospital Nossa Senhora da Conceição e outras instituições serão lembradas”, explica.
Conforme Deka, esta será a primeira vez que um evento como este ocorre no município. Há muito tempo se esperava atos como este da Assembleia. O tubaronense é suplente de deputado e ocupa uma cadeira na Alesc até o início do próximo mês, quando o titular da vaga, Valdir Comin, retornará ao poder legislativo.
História
Com a abertura do caminho entre Lages e Tubarão, por volta de 1773, iniciou-se o povoamento da cidade. O rio Tubarão era parte da rota Lages/Laguna, tendo como ponto de parada os portos do “Poço Fundo” e do “Poço Grande”. Em agosto de 1774, duas sesmarias, com área de uma légua quadrada cada uma, situadas no atual perímetro urbano, foram doadas ao capitão João da Costa Moreira e ao sargento-mor Jacinto Jaques Nicós, marcando o início efetivo do povoamento.
Com informações do site Notisul