Valentina Albani Barg, atleta de Brusque, descobriu a paixão pelo esporte ao acompanhar o pai em corridas
Uma atleta de 8 anos conquistou algo inédito ao participar do Campeonato Catarinense de Velocross. De Brusque, a menina subiu ao primeiro lugar do pódio após vencer a competição realizada no último sábado (9), em Blumenau.
Valentina Albani Barg carrega no sangue a paixão pelo esporte radical. Com apenas dois anos de idade, a menina começou a acompanhar o pai nas corridas em que ele participava.
Fabiano Barg, de 44 anos, contou ao Portal ND+ que resolveu ensinar a filha a andar de moto em 2020, durante a pandemia do coronavírus, quando as competições foram paralisadas.
“Quando ela fez 5 anos eu a levei em uma corrida e dali em diante ela começou a querer treinar cada vez mais e a competir, tanto é que eu parei de correr para dar todo o suporte que ela necessita”.
Valentina compete na categoria 50cc, formada por crianças de 5 a 9 anos de idade. Até os 17 anos, meninos e meninas competem juntos na mesma categoria.
Atleta já participou de outras competições
Por trás das conquistas está toda a preparação para alcançar os resultados desejados.
De acordo com o pai da atleta, ela treina a parte física duas vezes por semana, sendo o treino específico com moto realizado três vezes na semana.
“Nós sempre demos total apoio à ela nessa vontade de competir, tentamos fazer o máximo para que ela sempre atinja os seus objetivos”, destacou Fabiano.
Em 2022, a menina participou do Campeonato Catarinense de Motocross e terminou na 4ª posição geral. Neste ano, ela segue na liderança da competição com objetivo de conquistar mais um título.
Fabiano explicou que faltam apenas duas etapas para a grande final, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, em Indaial, e 11 e 12 de novembro na cidade de Capinzal.
A atleta também competiu em duas etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross para adquirir experiência, terminando em 11º e 4º lugar, respectivamente.
Sobre ir para a casa com o troféu do Campeonato Catarinense de Velocross, competição realizada no Motódromo Tatutiba, em Blumenau, o pai da menina destacou a emoção vivida.
“Ela foi a primeira menina a ganhar um campeonato estadual, nunca uma menina conseguiu ganhar um campeonato assim”, ressaltou Fabiano.
Com informações do ND+