Ontem à tarde, funcionários do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, receberam o salário de novembro. Após assembleia, greve foi encerrada e os servidores retornaram aos serviços.
A paralisação dos trabalhadores do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, foi encerrada ontem à noite. Em protesto ao atraso de pagamento, cerca de 80 servidores dos 150 atuantes do hospital aderiram à greve que iniciou à meia-noite da última sexta-feira. Segundo a presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos, a falta de pagamento se deu em função do atraso do repasse federal do Ministério da Saúde em torno de R$ 500 mil. Ela relata que o valor foi liberado na última quinta-feira e repassado aos trabalhadores somente nesta terça.
Com o repasse dos vencimentos, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Tubarão – Sitesst realizou uma assembleia com os servidores que reivindicavam o salário e o 13° que, conforme a direção da unidade de saúde, será pago em janeiro. A assembleia contou com a participação de 87 colaboradores que, por meio de votação secreta, decidiram se a greve seria encerrada ou não. “A votação deu o seguinte resultado: 44 que pediram o encerramento e 43 queriam continuar. Pela diferença de um voto, decidimos finalizar a mobilização”, detalha o auxiliar administrativo do Sitesst, Varlei Bittencourt.
Ele relembra que muitos trabalhadores passaram o Natal sem dinheiro para comemorar a data. Outros quase foram despejados por atraso de aluguéis e dívidas.
A instituição, que realiza cerca de oito mil atendimentos mensais – a maioria proveniente do SUS – estava apenas com os serviços de urgência e emergência em funcionamento. Com a conclusão da greve, os serviços já retornaram à normalidade.
Com informações do Jornal Notisul