O Portal ND Mais conversou com o meteorologista Piter Scheuer, que indicou que as chuvas devem voltar em algumas regiões de Santa Catarina; confira quando
Há quem goste do tempo com o “solzão” dos últimos dias, mas saiba que, para a tristeza de muitos, ele está com os dias contados. Há previsão de chuva intensa chegando em Santa Catarina, segundo o meteorologista Piter Scheuer.
O fenômeno ocorre em decorrência de uma frente fria, com transporte de ar quente e úmido proveniente da floresta Amazônica.
Dessa forma, o domingo (16) deverá contar com tempestades mais volumosas no Oeste e Meio Oeste, com pontuais que podem ultrapassar dos 100 mm, conforme Scheuer.
Como ficam as temperaturas com o retorno da chuva?
Piter Scheuer aponta que, até sexta (14), haverá predominância de tempo estável e quente, com temperaturas variando entre 25 °C e 28 °C em todas as regiões.
Só que o meteorologista aponta que, a partir de sábado (15), as chuvas devem retornar com trovoadas isoladas no Sul de Santa Catarina e, no domingo, as cidades mais próximas do Rio Grande do Sul possuem mais chances de chuvas a partir da noite e tarde.
Você sabe como ocorre uma frente fria?
Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar frio avança sobre uma região onde uma massa de ar quente está presente, resultando na substituição do ar quente pelo ar frio.
Isso marca uma mudança nas condições meteorológicas, com a instalação de ar frio e o recuo do ar quente.
No Brasil, é comum a formação de frentes frias quando a Massa Polar Atlântica avança pelo sul do país e segue em direção a outras regiões.
Esta massa de ar frio se origina em regiões geladas do planeta e ganha umidade ao se desenvolver sobre o oceano Atlântico.
Embora seja mais frequente durante o inverno, as frentes frias podem ocorrer em outras épocas do ano. As informações são do Brasil Escola.
Devido à sua densidade maior, o ar frio tende a deslocar-se nas camadas mais baixas da atmosfera. Quando encontra uma camada de ar quente, o ar frio avança por baixo, enquanto o ar quente é empurrado para cima, criando assim uma fronteira entre as duas massas, conhecida como frente fria.
Com informações do ND+