Jovem de 26 anos, que teria atirado contra unidades de Itajaí e Balneário Piçarras na semana passada morreu durante confronto com a polícia
Foi morto em um confronto com a polícia o suspeito de atirar contra as bases da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM) em Itajaí e Balneário Piçarras. Éden Lucas Coutinho, 26 anos, conhecido como “Biscoito”, foi localizado no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (9). Um comparsa dele foi preso em Itajaí por ajudá-lo a fugir para o Estado vizinho e por ter armas e munições escondidas.
Tudo começou na tarde desta segunda-feira (9), quando policiais militares de Itajaí foram até a casa onde estaria um suspeito, no bairro Cidade Nova. Depois de um breve monitoramento, abordaram o motorista de um carro que saía da residência. O condutor disse que era o sogro do homem que ajudou o atirador a fugir.
A polícia então foi até a casa do comparsa, que confirmou ter levado Éden para Terra de Areia, um município do Rio Grande do Sul. A PM encontrou no imóvel de Itajaí três carabinas, dois revólveres e quase 120 munições de diversos calibres. O homem foi preso.
Com a informação sobre a fuga do atirador para o Rio Grande do Sul, uma operação da PRF terminou com a localização de Éden Lucas. Ele teria reagido à abordagem e foi morto no confronto com os policiais, ainda conforme o relato da PM. Chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.
Vídeo ajudou na identificação
Os tiros contra as bases das polícias foram filmados pelos criminosos. Um vídeo que passou a circular pelas redes sociais depois do ocorrido mostra o atirador disparando enquanto diz “aqui é PGC”, em referência à organização criminosa Primeiro Grupo Catarinense.
As imagens de exibicionismo favoreceram o trabalho dos investigadores. Primeiro, a motocicleta foi localizada e apreendida. Depois, PRF e PM identificaram a casa de onde partiram os criminosos antes do primeiro atentado em Balneário Piçarras.
Na sexta-feira (6), os policiais foram ao referido imóvel e encontraram o condutor que estava com Éden nos disparos contra a base em Itajaí. O outro motociclista que levou o atirador a Balneário Piçarras também foi identificado, mas somente o primeiro foi preso.
Festa, embriaguez e crime
Segundo o relato da PM, o motociclista preso revelou que naquela noite, depois que Éden voltou com outro comparsa do atentado à base da PM em Balneário Piçarras, eles foram a uma tabacaria em Balneário Camboriú, deixando a festa que ocorria na residência.
Éden teria voltado da tabacaria embriagado e pilotando a motocicleta, com o colega na garupa. Após se envolverem em um acidente de trânsito, o carona assumiu a direção. No caminho, já na madrugada de sexta, Éden teria pedido para o condutor passar em frente ao posto da PRF de Itajaí. Ele sacou a arma e disparou contra a unidade.
A investigação deve apontar se houve algum outro motivo para o ataque. A base da PM estava vazia naquela noite. Na da PRF uma equipe trabalhava, mas ninguém se machucou.
Com informações do NSCTotal