No dia 6 de outubro de 2008, há exatamente 16 anos, o cientista Richard A. Kowalski descobriu um novo asteroide na imensidão do universo e o nomeou de 2008 TC3. Com cerca de 4,1 metros de comprimento e uma massa de 80 toneladas, esse asteroide tinha algo que o diferenciava dos demais, pois em sua rota ele se chocaria com o nosso planeta e explodiria assim que entrasse na atmosfera terrestre.
Logo depois que foi descoberto, muitos cientistas começaram a rastreá-lo com o intuito de saber mais sobre ele e calcular o local preciso do seu impacto. Ao entrar na atmosfera terrestre em 7 de outubro, às 05h46min do horário local e 19 horas depois de ser descoberto, ele explodiu a uma altitude aproximada de 37 quilômetros sobre o deserto da Núbia, no Sudão, liberando uma energia que foi comparada a 1-2 quilotons de TNT.
Logo após sua explosão, muitos fragmentos contendo nanodiamantes foram dispersados por diversas partes do deserto, sendo que muitos deles foram recuperados posteriormente e nomeados como “meteoritos Almahata Sitta”. Ao estudar esses meteoritos, foi possível saber um pouco mais sobre a história e a composição do asteroide, concluindo-se que sua origem possivelmente veio de um corpo celeste maior que tenha se chocado com algo grande no passado.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://www.spacereference.org