Empresas devem se dirigir à sede da autarquia para atualizarem documentação e passarem por vistoria nos veículos.
A segurança ao ir para a escola é a preocupação de muitos pais que diariamente entregam seus filhos a profissionais que os transportam até as instituições de ensino. Pensando nisso, semestralmente, a Autarquia de Segurança e Trânsito de Criciúma (ASTC) fiscaliza os veículos de transporte coletivo escolar. São verificados os documentos e o estado dos veículos. Os motoristas já podem comparecer à ASTC para regulamentar os veículos para o período referente ao primeiro semestre de 2014. O prazo final para a regulamentação é o dia 10 de fevereiro.
O gerente de trânsito Thiago Fagundes é um dos responsáveis pela fiscalização e salientou algumas obrigações das empresas de transportes escolares criciumenses. Entre elas cabe salientar a necessidade de o motorista apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo D, que autoriza o transporte de passageiros; haver finalizado o curso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); trabalhar acompanhado de um monitor, que deve embarcar e desembarcar as crianças e os dois devem estar sempre de crachá, que é expedido pela ASTC.
As multas para aqueles que não cumprirem as leis impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vão de R$85,00 até R$574,00. “Por ora nós estamos pedindo que as empresas estejam adequando-se às necessidades para que possam trabalhar, mas logo estaremos nas ruas fiscalizando minuciosamente cada van ou micro-ônibus”, pontuou Fagundes.
Para a ciência dos pais, no site da ASTC pode ser encontrada uma lista com os números das placas que estão regulamentadas pela Autarquia e apresentam a licença de tráfego. Segundo a responsável pelo Setor de Transportes da ASTC, Adriele Réus, no início de fevereiro a listagem já começará a ser atualizada.
A ASTC possui a responsabilidade de fiscalizar apenas as empresas que operam no território criciumense. Cabe à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e ao Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (DETER) a missão de vistoriar vans, micro-ônibus e ônibus que conduzem alunos de municípios vizinhos aos educandários de Criciúma.
Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC