A Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), iniciou, na manhã dessa segunda-feira (16), as atividades da Semana Nacional do Trânsito. O tema a ser debatido durante toda a semana será: Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas. A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Ruy Hülse, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com a presença do prefeito Márcio Búrigo e do vice Verceli Coral.
Alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio dos colégios Universitário, Marista e SATC foram a plateia para as palestras ministradas pelo técnico do Instituto Mécido Legal (IML), Almir Fernandes e pelo responsável do setor de infrações da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Criciúma, André Marcelino. Eles debateram a legislação de trânsito e também apresentaram estatísticas sobre as mortes em acidentes.
Para Marcelino, ter este espaço para conversar com os jovens torna-se importante no sentido de educar os futuros motoristas. “Quando completamos 18 anos, queremos logo tirar a carteira, mas é necessário uma consciência por parte do condutor. Tem que haver uma maturidade para entrar em um veículo”, destaca.
Durante toda a semana, atividades de conscientização serão levadas às escolas do município, junto com ações nas ruas da cidade que vão mostrar a importância em ter uma boa conduta no trânsito. “Um dia sem carro” será a proposta a ser aplicada na quarta-feira (18), quando ficará fechada a Avenida Centenário, no sentido Centro/Pinheirinho, no trecho entre as ruas Anita Garibaldi e Giacomo Sônego, em frente ao Crisul Hotel. E na quinta-feira (19), será a vez da Avenida Universitária ser isolada para um dia de lazer com alunos da rede municipal de ensino.
O presidente da ASTC,Giovanni Zappellini, destacou a necessidade de um debate para as questões do trânsito. “Nós temos o papel de conscientizar as nossas crianças e jovens que são futuros condutores, para mudarem positivamente os números das estatísticas de mortes causadas pela imprudência”, conta.
Márcio Búrigo considera significativa a importância dos debates. “Essa semana serve para reforçar e fazermos uma reflexão sobre as nossas atitudes no dia a dia. Os jovens não devem deixar de ir às festas, mas tem que haver uma responsabilidade em não consumir bebidas alcoolicas e dirigir, são duas coisas que não combinam”, afirma o prefeito.
Passeio Ciclístico
No dia 21, será realizado um passeio ciclístico, com saída da Praça do Congresso, tendo destino final o Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera. Esta atividade, realizada pela Autarquia, estimula as pessoas a pensarem em novas alternativas de meio de transporte.
Colaboração: Lucas Sabino/Decom PMC