Cultura

Associação Cultural Eliane é declarada de utilidade pública

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A história da Associação Cultural Eliane, de Cocal do Sul, será diferente a partir de 2014. Este é o ano que marca a aprovação da Lei Nº 16.457, que declara de utilidade pública a associação. O projeto de autoria do deputado estadual, Valmir Comin, concede a instituição um título que oferece condições efetivas de promover ações culturais, buscando recursos nas esferas estaduais e federais, obtendo mais autonomia e maior visibilidade para conquistar apoio.

Fundada em novembro de 2005, a associação visa propagar o ensino da música com técnica vocal, formação de regentes e coralistas, aulas teóricas e instrumentais e ainda a formação de banda marcial e orquestra de câmara sinfônica. De acordo com o presidente executivo, Irio Rossa, esta lei é uma importante semente que está dando frutos. “A gente faz o que pode, tudo o que temos e todos os recursos são doações do presidente da Eliane, Edson Gaidzinski e o Drº Aristorides Stadler. Vamos atender as demandas que o Coral tem. Temos convites com freqüência, a oportunidade de receber recursos vai nos ajudar muito”, comemorou Rossa.

Para Comin, a Lei vai autenticar a qualidade e o comprometimento da Associação Coral. “O caráter cultural do grupo beneficia muitas pessoas. Cabe a nós condecorar este trabalho, para que com as vantagens legais eles possam usufruir de todos os seus direitos ajudando o próximo”, disse o parlamentar.

Colaboração: Kênia Pacheco