Geral

Associação Anjos Mineiros promove 9º Jantar Beneficente em Lauro Müller

O evento ocorreu no último sábado (29), no Salão Paroquial da Igreja Matriz e reuniu um bom público. O objetivo do jantar é arrecadar fundos para os trabalhos da Associação

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A Associação Beneficente Anjos Mineiros realizou no último sábado (1°) a 9° Edição do Jantar Beneficente com Chefs Gourmets da região. O objetivo da ação é arrecadar fundos para os serviços prestados pela associação durante todo o ano.

Com um bom público apoiando a causa, o Salão de Festas da Igreja Matriz de Lauro Müller recebeu o evento por mais um ano. Na programação da noite estava o show com Robson Black e o sorteio de brindes, além disso, vários chefs gourmets da região prepararam deliciosos pratos para a janta.

Entre os pratos havia desde a culinária espanhola, com a Paella Valenciana, e a culinária italiana, com o Penne a Carbonara, até o tradicional churrasco com carne bovina e suína. Cada chef contribuiu, além da preparação dos pratos, com a doação dos ingredientes usados durante a noite.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A Presidente da Associação Anjos Mineiros, Maria Aparecida Benincá Souza, mais conhecida como Preta, destaca a importância do Jantar Beneficente para a instituição. “O nosso evento é feito em prol da Associação. Nós fizemos enxovais para doação e é com esse dinheiro que vamos nos manter o ano todo. Com esse dinheiro nós compramos os materiais para trabalhar, montar os kits e fazer as doações para as pessoas mais carentes e que nos procuram” explica a presidente.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A Associação Anjos Mineiros já existe há 16 anos e hoje já conta com uma sede própria. O valor arrecadado no jantar também ajuda a manter a sede das 28 voluntárias que fazem parte da entidade. Além da doação dos enxovais, a presidente explica que a Associação também tem um coral. “Temos o coral Anjos Mineiros, que se reúnem toda quinta-feira à noite. Eles têm o maestro, que é a Carbonífera Catarinense que ajuda a pagar. Eles ensaiam e fazem eventos quando são convidados na igreja e em festas. Dessa maneira também estamos ajudando as nossas crianças a saírem da rua. Além de ajudar as famílias com os enxovais, ajuda as nossas crianças a ter um futuro melhor” comenta Maria Aparecida.

A Associação já entregou mais de 1840 enxovais e conta com 28 voluntárias que vão todas as quintas-feiras trabalhar na sede da entidade. A presidente também agradeceu a “população de Lauro Müller que sempre abraçou a causa e sempre ajudou”. O apoio dos lauromulenses ajudou o Jantar a chegar na sua 9° edição e a manter a cada ano a instituição.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Tânia Regina Vilaça Barreto atualmente é voluntária e secretária da Associação. Tânia faz parte da entidade desde 2004 quando se tornou assistente social da Carbonífera Catarinense e ficou responsável de ajudar o projeto. “A Associação foi fundada em 14 de novembro de 2003. Na metade do ano de 2004 eu fui contratada como assistente social da Carbonífera Catarinense e fui designada para acompanhar esse projeto social. É um projeto muito bonito e que já ajudou muitas pessoas e muitas famílias. Já aconteceu de as voluntárias fazerem até uma roupinha para o irmãozinho, porque a gente vai entregar o enxoval e vê que há a necessidade de um apoio”, relembra.

Tânia se aposentou no começo do ano, mas não quis deixar o projeto e hoje atua como voluntária na instituição. “Tudo o que a gente oferece, a alegria também vem para nós. Em janeiro eu deixei a assistência social da empresa, mas continuo como voluntária. Eu sou secretária da Associação. Eu moro em Criciúma, mas venho aqui em Lauro Müller para acompanhar porque eu não quis deixar um projeto social tão bonito como esse. Eu sinto muita satisfação em fazer”, conta.

A voluntária também destaca que, além de agasalhar os bebês, a Associação realiza palestras para gestantes com orientações de parto, cuidado com o bebê e aleitamento materno. As voluntárias também monitoram se as grávidas fizeram a vacina antitetânica e se fazem o pré-natal.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A diretora da Carbonífera Catarinense, Astrid Barato, falou da importância da atuação da Associação para a região. “Para a gente tem uma importância muito grande. Foi um trabalho constituído pela minha mãe, Idalina Silvestre Barato, a dona Vita, que ficou à frente desse projeto. É um projeto muito solidificado que já tem 16 anos. Já faz nove anos que acontece esse evento que traz chefs da região e de Criciúma, e tem o objetivo de angariar fundos para elas fazerem a manutenção e confecção dos enxovais. Nós somos muito envolvidos e engajados, porque é uma entidade filantrópica e que tem uma importância para o município e os locais que acaba atendendo as gestantes”, ressalta a diretora.

Graças ao 9° Jantar Beneficente o trabalho da Associação Beneficente Anjos Mineiros será mantido por mais um ano, tendo em vista que toda a renda do evento será revertida para manutenção dos trabalhos. Ela é de responsabilidade social da Carbonífera Catarinense e tem o título de Utilidade Pública municipal e estadual.

Confira mais fotos do Jantar Beneficente:

[soliloquy id=”329694″]

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).