OAB inicia campanha por coleta de assinaturas, na manhã deste sábado, na praça Nereu Ramos.
A campanha federal “Eleições Limpas” será deflagrada neste sábado (9), pela subseção criciumense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para registrar o início da mobilização, amanhã pela manhã os profissionais registrados na Ordem estarão na praça Nereu Ramos para coletar assinaturas dos criciumenses. A intenção é que o projeto de reforma política comece a valer nas eleições de 2016.
Lançada nacionalmente pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), organização civil organizada composta por 51 entidades, a campanha prevê algumas mudanças durante as eleições municipais, estaduais e federal. De acordo com o presidente da subcomissão de Direitos Eleitorais, Pierre Vanderlinde, com o projeto é possível ter eleições mais justas, democráticas e transparentes. “Mas para que ele tenha sequência, precisamos arrecadar 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil”, lembra.
Entre as mudanças propostas estão a adoção de um sistema onde as eleições ocorram em torno de projetos, e não de indivíduos. “A intenção é fortalecer os partidos e suas ideologias”, explana. Além disso, a campanha visa mudar o atual sistema de financiamento de campanhas, impedindo as empresas de fazerem doações, e amplia a liberdade de expressão dos cidadãos e da imprensa.
Quem tiver interesse de participar, é só apresentar o título de eleitor, amanhã, das 9h às 12 horas, em frente à Casa de Cultura, no centro da cidade.
Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação