Encontro visa ouvir a população sobre a inclusão do Eco Museu nos novos limites do parque nacional. Lideranças são contrários.
Os moradores de Lauro Müller e região estão convidados a participarem de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catariana – Alesc a fim discutir os reflexos da inclusão de áreas territoriais do município de Lauro Müller e região na ampliação do Parque Nacional de São Joaquim. O encontro acontece no dia 27 de abril, às 19 horas no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em ação proposta pelo deputado João Amin em requerimento aprovado pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.
Nas últimas semanas, um grupo de lideranças da cidade se mobilizou e reuniu mais de cinco mil assinaturas em um abaixo assinado, contrários a inclusão do Eco Museu no Parque Nacional. O movimento cresceu e chegou até a Câmara dos Deputados. Uma Frente Parlamentar com deputados catarinenses foi mobilizada e uma emenda apresentada para retirada do território de Lauro Müller destas mudanças.
Na próxima terça-feira (11) será retomado os trabalhos junto à Câmara dos Deputados e votado o relatório. “A emenda da bancada catarinense atende os anseios de todos os municípios atingidos pelo Parque Nacional de São Joaquim. Senão haver outras interferências, conseguiremos retirar a sobreposição do Parque Nacional de São Joaquim à Unidade de Conservação do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, que atualmente, segundo a lei de 2016 sobrepõe mais de 1,7mil hectares”, lembra um dos líderes do movimento Paulo César Freiberger.
“Estamos conseguindo resultados, graças ao empenho de diversos atores de nossa sociedade, principalmente os deputados federais de SC, dos quais dependemos para fazer a defesa junto à comissão mista da medida provisória”, finaliza Freiberger.