Na presença de mais de 1,2 mil pessoas, das quais, mais de 70% eram associados, o Conselho Administrativo da Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller – Coopermila realizou na manhã deste domingo (22), a assembleia geral ordinária anual da entidade.
O evento aconteceu às 9 horas, nas dependências do Pavilhão de Festas da Capela Santa Bárbara, em Barro Branco.
No encontro, os associados deliberaram a prestação de contas do conselho de administração acompanhado de parecer do conselho fiscal e auditoria independente referente exercício de 2014, compreendendo: a) Relatório da gestão; b) Balanço patrimonial; c) Demonstrativo das perdas apuradas no exercício de 2014; d) Parecer do conselho fiscal e parecer de auditoria. Destinação das perdas apuradas no exercício de 2014. Eleição e posse dos componentes do conselho fiscal período 2015. Fixação de pró-labore ao presidente e cédula de presença para as reuniões do conselho fiscal demais membros do conselho de administração e delegados representantes junto a Fecoerusc. Aprovação de plano de investimentos para o exercício de 2015. Apresentação e aprovação de plano de aplicação do FATES 2014 e 2015. Autorização para manutenção do valor da quota parte subscrita durante o exercício de 2015 em R$ 245,00 suspendendo a correção do IGP-M (FGV) do exercício anterior. Homologação da decisão do conselho de administração de demitir-se do condomínio Fecoerusc –Assistência Técnica Extremo Sul.
Para o cooperado Sedenir Joaquim Carboni, a assembleia foi positiva e serviu principalmente para mostrar com muita transparência a situação administrativa e financeira da cooperativa. “Eu acompanho a trajetória da nossa cooperativa desde que ela foi fundada pelos saudosos Roman Baldin e Rodolpho de Brida. Nesses anos todos a Coopermila expandiu-se e hoje presta um excelente serviço aos agricultores de Lauro Müller. Muito me deixa feliz ver que os nossos dirigentes estão fazendo um trabalho sério a frente da cooperativa”, comentou.
O secretário da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina – Fecoerusc, João Vânio Mendonça Cardoso, prestigiou a assembleia e ressaltou que as cooperativas atravessam um período difícil na história do cooperativismo, mas que apesar disso a Coopermila se mostra organizada e com uma gestão eficiente. “A prova da boa gestão da cooperativa foi o prêmio que ela recebeu no final do ano passado da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que a qualificou como a melhor cooperativa do Brasil em qualidade do atendimento”, destacou Cardoso, acrescentando que nunca havia participado de uma assembleia de cooperativa, da forma como é feita pela Coopermila e com tanta participação dos associados.
O presidente da Coopermila, Alcimar Damiani De Brida, se mostrou muito feliz e satisfeito com o sucesso e os encaminhamentos dados na assembleia. “Desde 2007, ano que implantamos esse sistema de assembleia, nosso associado vem participando ativamente da vida da nossa cooperativa. Isso é muito bom, pois o associado além de votar e aprovar as deliberações da pauta, ainda confraterniza com os demais cooperados e seus familiares no almoço que oferecemos ao final da assembleia”, registrou.
Segundo De Brida, apesar de uma série de dificuldades e da crise pela qual passa o país, a Coopermila fechou 2014 com mais de R$ 250 mil em caixa e diversas melhorias nas redes de distribuição de energia. O presidente aponta que para 2015, a meta é continuar investindo na melhoria do sistema de distribuição de energia, desenvolver algum tipo de projeto para aproveitamento do terreno que a cooperativa possui no centro da cidade e com o consentimento dos associados, durante a assembleia deste sábado, tentar vender o antigo silo que fica localizado em Rio Amaral Rádio.
[soliloquy id=”115997″]