Trecho de 2,6 quilômetros está em fase final de pavimentação. Obra será entregue pelo Governo do Estado no próximo dia 15.
A pavimentação do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, iniciada em 2013, está em fase de contagem regressiva para a conclusão. O local, que recebe milhares de turistas e é um dos cartões portais da região Sul, deveria ter a obra de pavimentação asfáltica entregue em 27 de fevereiro de 2015, mas a empresa responsável abandonou os trabalhos. O contrato não foi cumprido e ele acabou sendo cancelado.
Após a sequência de reivindicações da comunidade, no próximo dia 15 os representantes do Governo do Estado retornam ao Farol de Santa Marta para cumprir a promessa e inaugurar a obra tão sonhada pelos lagunenses. . Aproximadamente R$ 3,9 milhões foram investidos na obra.
“O acesso sempre foi um empecilho, pois alguns turistas acabavam desistindo de visitar o Farol de Santa Marta, e os próprios moradores enfrentavam sérias dificuldades, causando prejuízos incalculáveis. O novo visual é realmente animador. O trecho de 2,6 quilômetros, historicamente um caminho de poeira, buracos e pedras, se transformou em uma moderna e sustentável via de acesso, com ciclofaixa de 2,5 metros de largura, pista de caminhada de um metro, à direita, e o deck de madeira tratada, com visual para o mar, nos metros finais da estrada”, detalha o secretário estadual de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso.
Obra foi embargada uma semana depois do início
O edital de licitação da obra de pavimentação asfáltica da rodovia SC-100, trecho que dá acesso ao Farol de Santa Marta, foi lançado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra no dia 11 de janeiro deste ano. No dia 15 de fevereiro foram apresentados e abertos os envelopes de documentos de habilitação e propostas.
Concorreram nove empresas, sendo a vencedora do processo a BCL Empreendimento Ltda, que apresentou o menor preço: R$ 3.887.113,08. Foram superadas 32 condicionantes ambientais e muitos prazos recursais do edital. Em 23 de maio, o governador Raimundo Colombo assinou a ordem de serviço para a pavimentação da via de acesso ao Farol. Os serviços iniciaram no mesmo dia.
Uma semana depois, a obra foi embargada pelo órgão ambiental federal, mas imediatamente liberada, não causando maiores prejuízos na execução do cronograma. Neste mês, a camada de asfalto começou finalmente a ser aplicada, motivo de comemoração dos moradores e visitantes.
Com informações do Portal Notisul