A Polícia Militar (PM) de Criciúma recebeu uma denúncia anônima, no final da manhã deste sábado, 27, por volta das 11h30, de que um homem com mandado de prisão ativo estava escondido entre duas residências em uma área rural, entre os municípios de Nova Veneza e Siderópolis.
A guarnição deslocada para averiguação solicitou o reforço das guarnições do Patrulhamento Policial Tático, K9 (Canil) e da guarnição de Nova Veneza.
Os endereços das residências indicadas são de propriedade do procurado e de sua mãe. No local, as guarnições identificaram a primeira residência (alvenaria na cor branca com janelas de cor marrom) e a outra residência (casa de madeira na cor verde) da mãe do foragido.
Sendo assim, as guarnições deslocaram até a primeira residência, ocasião que foi constatado que as luzes estavam acesas, haviam roupas masculinas entendidas e um tênis no fundo do imóvel. Assim, levando em consideração que consta que o denunciado encontra-se recolhido no Presídio Santa Augusta desde o dia 17 de maio, conforme, a guarnição diligenciou até o imóvel.
Feito isso, ao realizar uma verificação por uma janela lateral da residência, foi constatado que a mesma estava destrancada, motivo pelo qual foi aberta e ao realizar a chamada por um responsável pelo imóvel acreditando na presença do foragido, a guarnição observou em cima da mesa da cozinha uma espingarda calibre 36. Diante do flagrante, os policiais adentram no imóvel, realizaram a averiguação e o procurado não estava no local.
No entanto, durante a verificação pelos ambientes, a guarnição localizou no quarto de casal (Fotos do denunciado e sua esposa) duas armas de fogo, sendo duas carabinas calibre 22, uma delas com supressor de ruídos (silenciador). Além das armas, os policiais localizaram em cima de uma escrivaninha, uma sacola contendo várias munições para arma de fogo de variáveis calibres, totalizando 300 unidades de calibre 22, 5 unidades de calibre 12, 29 unidades de calibre 28, além de 26 unidades de calibre 32 e 29 unidades de calibre 36.
Foi localizado também 13 cartuchos de calibre 36, 14 cartuchos de calibre 32, além de 29 cartuchos de calibre 28 e 03 cartuchos de calibre 12. A guarnição localizou oculto no acabamento da porta do quarto do casal 27 unidades de calibre 38 (revólver). Diante dos materiais ilícitos encontrados, a equipe do K9 com o auxílio do cão de faro, localizou 36 munições de calibre 22, as quais estavam na cozinha, dentro de uma caixa.
Mais armamento e munição na outra residência denunciada
Sendo assim, foi finalizada a diligência na primeira residência, a qual permaneceu fechada, exceto a janela lateral. Na sequência, os policiais se deslocaram até a outra residência, ocasião que encontraram o imóvel fechado, motivo pelo qual não foi possível realizar a verificação em seu interior, todavia nos fundos da residência, foi localizada uma carabina calibre 22 e uma espingarda calibre 36, bem como quatro munições de calibre 36, as quais estavam deflagradas.
Em conversa com alguns vizinhos, os quais optaram em não se identificar, haja vista o medo de represálias, foi concluído pela PM, que nessa sexta-feira, 26, a presença de um homem na residência do denunciado foi percebida, bem como a presença de sua mãe, a qual esteve em sua residência e saiu em seguida. Os vizinhos foram enfáticos ao mencionar que as residências são usadas aos finais de semana para confraternizações.
Diante dos fatos, a guarnição lavrou boletim de ocorrência, oportunidade foram apreendidos os materiais ilícitos encontrados e apresentados na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos pertinentes.