Espaço disponibilizará uma estrutura melhor para os usuários
Um novo endereço estará disponível a partir de janeiro de 2015 para os interessados em acessar o Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez. O espaço disponibiliza jornais, fotografias, rolos de filme e documentos administrativos relacionados à história de Criciúma. A transferência teve início há duas semanas para o prédio da antiga prefeitura, na Rua Anita Garibaldi.
Atualmente o arquivo estava na Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, na Praça Nereu Ramos. A medida de mudança foi uma meta deliberada pela comunidade no Fórum Municipal de 2013, para aquisição de um espaço próprio e adequado conforme o coordenador do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (Spham), Renato de Araújo Monteiro. “Nós dividíamos o local com outras atividades da Casa, com as oficinas de música, e era muito movimentado e ainda tinha os eventos que acontecem na Praça e que causavam certo incômodo”, disse.
O tema voltou a ser discutido no fórum deste ano, no qual foi eleita uma comissão técnica especial que analisou o novo local e aprovou a transferência, relata Renato. “Esta mudança vai ser um divisor de águas na história do arquivo, que a partir do próximo ano, disponibilizará uma estrutura melhor para as pessoas com um ambiente climatizado, e assim poderá continuar prestando esse importante serviço que já oferece há anos para a sociedade criciumense”, ressaltou.
Junto ao arquivo, a equipe do Spham também realiza a mudança de local e auxiliará os usuários nas pesquisas. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Daniel Freitas, é um passo importante para a instituição. “Oferecer condições melhores de trabalho para a nossa equipe e conservação do arquivo é um dos objetivos que colocamos no planejamento estratégico e já foi possível realizar este ano”, afirmou.
Colaboração: Jessica Rosso