Atualmente, o local conta com quase 25 milhões de documentos textuais, 2,7 milhões de documentos iconográficos e cartográficos
Criado no ano de 1892, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) é uma instituição localizada no município de São Paulo, pertencente ao poder executivo do estado e voltada para a preservação de documentos históricos e administrativos. Além de garantir essa preservação, também libera o acesso a determinados documentos que são de interesse de grupos específicos da sociedade.
Atualmente, o local conta com quase 25 milhões de documentos textuais, 2,7 milhões de documentos iconográficos e cartográficos, 45 mil volumes de livros, além de arquivar 6 mil tipos de jornais e revistas. Alguns dos documentos mais antigos datam da época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, incluindo os famosos inventários e testamentos dos bandeirantes. Entender a história de vida desses destemidos desbravadores é fundamental e de grande importância para compreendermos como e por que chegamos ao cenário atual.
Outros registros históricos de muita relevância que estão nas dependências do APESP são os primeiros censos realizados no estado. Eles aconteceram entre os anos de 1765 e 1850 e tiveram grande importância para detalhar a demografia do país e as condições de vida dos brasileiros na época.
No ano de 2012, o local passou por uma reforma expressiva, com a construção de um novo edifício capaz de comportar e armazenar uma quantidade muito maior de documentos. Isso custou em torno de R$ 90 milhões. Hoje, o APESP está localizado na Rua Voluntários da Pátria, número 596, no bairro Santana, na cidade de São Paulo. Está aberto de segunda a sexta-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h. Você pode acessar o local de forma presencial (com agendamento antecipado) ou fazer consultas online, pois grande parte do acervo está digitalizada no site oficial. Também é permitido solicitar cópias dos documentos de seu interesse através do e-mail ou do próprio site.
Fontes consultadas:
https://bing.com
https://wikipedia.org
https://www.arquivoestado.sp.gov.br
Texto escrito por Thiago Fontanela