Geral

Aresc realiza mais de 1,8 mil ações de fiscalização desde início da pandemia

Para reduzir a propagação do novo coronavírus, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc segue atuando no controle do transporte público intermunicipal.

Divulgação/Secom

Para reduzir a propagação do novo coronavírus, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc segue atuando no controle do transporte público intermunicipal. O trabalho, iniciado em março pelas equipes, resultou em mais de 1800 ações de fiscalização. Conforme balanço das ações da Gerência de Fiscalização de Energia, Gás e Transporte da Agência, os fiscais estiveram em mais de 180 municípios.

Operações de vistoria, monitoramento e orientação das regras estabelecidas pelo Governo do Estado para essa atividade foram executadas nos terminais rodoviários e urbanos, transporte fluvial, postos da PRF, secretarias municipais de Saúde, pontos turísticos e indústrias (serviços fretados para funcionários).

O gerente de Fiscalização de Energia, Gás e Transporte da Aresc, Nilton de Sá Junior, explica que com a autorização do governo estadual para o retorno do transporte intermunicipal de passageiros (Portaria n° 583/2020 SIE/SES), os fiscais de transporte terão como desafio a orientação e fiscalização quanto às regras exigidas na portaria. Algumas exigências são lotação máxima de 50% da capacidade total do ônibus, obrigação do uso de máscaras, espaçamento entre bancos e higienização de veículos.

O gerente destaca ainda que, desde o início da pandemia, 91 veículos foram autuados por algum tipo de infração. “O cuidado com a prevenção à saúde continua sendo a prioridade. Agora com a liberação do transporte intermunicipal estaremos intensificando as fiscalizações para dar mais segurança aos passageiros”, conclui.

Para denúncias de eventuais irregularidades ou dúvidas, a Aresc conta com whatsApp 24 horas: (48) 99151-0276, além do e-mail: ouvidoria@aresc.sc.gov.br.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governador lista doações recebidas e agradece generosidade dos catarinenses em meio à pandemia

As doações incluem itens de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Escolas devem reduzir em 15% mensalidades do ensino infantil durante pandemia, decide TJ

A pena em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por aluno e por mês.

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.