Geral

Araranguá sofre com fortes chuvas; mais de 40 pessoas estão desabrigadas

O Rio Araranguá invadiu áreas que sofrem com alagamentos, como o bairro Barranca e também a localidade de Baixinha

Foto: Divulgação

O município de Araranguá vem sofrendo com às fortes chuvas que atinge o Sul Catarinense desde o começo do fim de semana. A Defesa Civil, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, teve um domingo, dia 12, movimentado em busca de minimizar os problemas em Araranguá.

Durante a madrugada, por volta das 4h, a comporta localizada no bairro Barranca já teve que ser fechada pelos profissionais, devido ao volume intenso de águas que descia pelo Rio Araranguá. Conforme informações, entre a sexta-feira, dia 10, e o sábado, dia 11, ou seja, em 48 horas, caiu em torno de 214 milímetros de chuva na cidade.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Esse número, representa a três meses de precipitação. Diante disso, o Rio Araranguá invadiu áreas que normalmente sofrem com alagamentos, como o bairro Barranca e também a localidade de Baixinha.

O temporal também provocou acumulo de água em outros pontos, entre eles, o bairro Polícia Rodoviária, Caverazinho, Jardim Cibele, Urussanguinha, Santa Catarina e outras áreas do município. As equipes responsáveis também efetuaram vistorias no Rio Araranguá e em encostas de morros que poderiam causar deslizamentos.

Desabrigados

A situação em Araranguá, devido às cheias, é preocupante. As primeiras famílias foram retiradas do bairro Barranca, durante a madrugada de domingo, dia 12, pela Defesa Civil, sob a liderança do Coordenador Municipal, André Zanette. Até o momento da publicação, 45 pessoas foram acomodadas em um alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli.

Os acontecimentos seguem sendo monitorados, e as famílias desalojadas estão recebendo alimentação e cuidados das Secretaria de Saúde e Assistência Social. Conforme alerta da Defesa Civil, a indicação é que evitem áreas alagadas e que moradores não saiam de suas casas, além de evitarem viagens para outros municípios.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Um canal que foi aberto próximo à barra, no ano passado, tem ajudado na contenção da elevação do Rio Araranguá, que estava marcando 2,60 metros acima do leito normal no momento da medição, às 3:28h da madrugada desta segunda-feira, dia 13.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Após fortes chuvas, Turvo decreta situação de emergência

O volume da água já passou de 200 milímetros acumulados. Cerca de 20 pessoas estão desabrigadas

Fortes chuvas provocam queda de duas pontes em Gravatal

Os dois pontos estão totalmente interditados. Uma ação emergencial para que possa ser liberada a passagem para os moradores da comunidade de São Roque está sendo discutida

Duas cidades do Extremo Sul de SC cancelam aulas em função das fortes chuvas

Praia Grande e São João do Sul suspenderam atividades na rede municipal de ensino nesta quinta-feira (2)

Festa das Luzes: Colégio Satc prepara alunos do Infantil para o Ensino Fundamental

Matrículas para 2025 já estão abertas e podem ser realizadas de forma presencial ou online