O aumento do consumo no fim de ano gerou um volume inesperado de lixo em Orleans. Este fato, incomum para esta época do ano, fez com que acumulassem resíduos acima da capacidade comportada pelas lixeiras. É o que justifica o secretário de Infraestrutura de Orleans, Udir Luiz Pavei, o Dija.
Conforme ele, as equipes responsáveis por serviços essenciais, como neste caso, não foram reduzidas e deixaram de trabalhar apenas nos feriados. "A coleta seguiu como de costume. Normalmente, isso não acontece porque as pessoas passam uns dias nas praias neste período, mas isso diminuiu neste ano. Além disso, as pessoas costumam também aproveitar essa época do ano para fazer limpezas, o que contribui para o aumento do volume de lixo".
Entretanto, Dija garantiu que os trabalhos estão normalizados, tendo em vista que os trabalhos de coleta de lixo estão sendo intensificados desde segunda-feira (4). "Estamos com três caminhões de lixo nas ruas. Em alguns bairros, como o Barro Vermelho, por exemplo, foi necessário passar mais de uma vez nos locais, devido à grande quantidade. Se passar pelas ruas, já dá para ver que não há excesso", contou.