Geral

Após sol e altas temperaturas, SC deve ter chuva intensa com risco de alagamentos

A Defesa Civil emitiu novo alerta de mudança nas condições climáticas no Estado entre o domingo (9) e a segunda-feira (10)

Foto: Marcos Jordão

Fortes chuvas acompanhadas de alagamentos, enxurradas e deslizamentos devem ser registrados em Santa Catarina entre o domingo (9) e a segunda-feira (10). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil, o alerta é para a mudança brusca no clima após dias de sol e temperaturas altas no Estado.

A alteração no clima deve ocorrer em função de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil e deixa o tempo instável em Santa Catarina. As condições ficam mais propícias para chuva, isso graças ao fluxo de calor e umidade na região amazônica que também é direcionado para a Região Sul.

Os acumulados, conforme a Defesa Civil, devem ficar entre os 50 e 80 mm, em especial nas áreas do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Além de partes do Meio Vale do Itajaí e Planalto Norte.

As temperaturas mínimas variam entre 6 °C e 10 °C nos planaltos e Meio-Oeste e ficam entre 11 °C e 17 °C nas demais regiões. As máximas variam entre 17 °C a 28 °C no litoral, em todo o Vale do Itajaí, no Planalto Norte, no Meio-Oeste e no Oeste, e não devem subir muito no Extremo-Oeste e no Planalto Sul, oscilando entre 14 e 18 °C.

Foto: Defesa Civil/Reprodução

Com informações do ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.