Mãe foi abordada por funcionário enquanto amamentava filha em Lages. Manifestação reuniu dezenas em praça de alimentação neste domingo (17).
Dezenas de mulheres participaram na tarde deste domingo (17) de um "mamaço" na praça de alimentação de um shopping de Lages, na Serra catarinense. A manifestação foi convocada pelo grupo Mães in Verso, depois que uma mulher foi abordada, há uma semana, por um segurança do local enquanto amamentava a filha.
"Fui 'orientada' pelo segurança do shopping a me retirar da praça de alimentação e ir amamentar no fraldário (que por sinal fica no BANHEIRO, portanto, um lugar impróprio para se alimentar)", relatou ela em uma rede social.
De acordo com o relato da mãe em seu perfil, o segurança alegou que estava apenas seguindo ordens. A mulher se recusou a deixar o local. Neste domingo (17), várias famílias participaram do ato – com cartazes em defesa da amamentação sem constrangimento em locais públicos.
"Quem não sabia do mamaço ficou surpreso com a quantidade de bebês mamando no shopping. Assim, conseguimos passar o nosso recado: nós, mães de bebês, existimos! Gostamos de frequentar locais públicos! Temos vida social! Somos o alimento dos nossos filhos, portanto, vai ter bebê mamando sim, e vai ser na hora que ele sentir fome e no local onde nos sentirmos mais confortáveis!", declarou o grupo em nota publicada em sua rede social na noite deste domingo (17).
Posicionamento do shopping
Em nota, o Lages Garden Shopping informou que o episódio "foi uma ação isolada de um funcionário e que não condiz com o posicionamento do empreendimento. Lamentamos tal atitude e pedimos desculpas por isso. Todos os colaboradores do shopping já foram orientados para que o acontecimento não se repita".
Lei estadual
A lei estadual 16.396, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc em maio de 2014, prevê multa a estabelecimentos comerciais que proíbam mães de amamentarem em espaços públicos.
Com informações do site G1 SC
[soliloquy id=”186038″]