Trânsito

Após protesto, lombada é implantada

A comunidade de Tiradentes, em Gravatal, fechou a rodovia há dois meses para reivindicar maior segurança no trecho. Obra já começou a ser executada

Foto: Reprodução/Notisul

Foto: Reprodução/Notisul

Nos últimos dois meses a comunidade de Tiradentes, em Gravatal, buscava a instalação de lombadas físicas nos dois sentidos da pista. O trecho é considerado um dos mais perigosos na extensão entre o município e Tubarão. Especialmente por conta do excesso de velocidade de alguns motoristas. O limite máximo neste trajeto é de 50 quilômetros por hora, mas não é raro flagrar veículos passar a 100 quilômetros por hora.

Conforme prometido no começo do mês, os engenheiros do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) iniciaram o processo de instalação da lombada física. As placas indicativas já foram colocadas para alertar os motoristas para que se habituem a reduzir a velocidade.

Segundo relatou ao jornal Notisul o próprio superintendente regional sul do Deinfra, Lourival Pizzolo, o protesto da comunidade é legítimo e correto. “Eles nos apresentaram os dados estatísticos da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e realmente a implantação da lombada é necessária e urgente”, concorda Lourival.

O processo de instalação da lombada não é imediato. Primeiro são instaladas as placas. Após dez dias, o quebra-mola é construído. O período sem o equipamento visa forçar que os motoristas se habituem à nova sinalização.

A construção da lombada leva um dia e a pintura da sinalização horizontal também é feita no mesmo tempo. “Se o tempo colaborar, acredito que até o dia 15 do próximo mês esteja tudo certo”, prevê Lourival.