Chuvas deixaram três mortos, um desaparecido e mais de 5 mil desabrigados desde quarta-feira (15); situação tende a mudar a partir deste domingo, diz Epagri/Ciram
Com a última semana marcada por temporais, enchentes e inundações em Santa Catarina, a previsão do tempo para este domingo (19) e o restante da semana aponta tempo mais firme em todas as regiões do Estado. É o que mostra a previsão do Epagri/Ciram.
Confira abaixo a previsão do tempo para os próximos dias em SC
Domingo (19/11):
Tempo: no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e em áreas do oeste próximas ao Paraná, muitas nuvens com pancadas de chuva mais isolada e com aberturas de sol. Nas demais regiões e áreas próximas ao RS, sol com muitas nuvens.
Temperatura: não sobe muito durante o dia.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Segunda-feira (20/11):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No Litoral Norte, mais nuvens e chance de chuva fraca e isolada no período noturno, devido à circulação marítima. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, pode ocorrer chuva bem isolada à tarde.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.
Terça-feira (21/11):
Tempo: sol em SC com pancadas de chuva e temporais localizados a partir da tarde, devido à aproximação de nova frente fria no RS.
Temperatura: mais elevada.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas do oeste ao sul de SC.
Quarta-feira (22/11):
Tempo: chuva no decorrer do dia em SC com maior condição para temporais, devido à passagem de uma frente fria no estado.
Temperatura: diminui no fim do dia.
Vento: nordeste/noroeste virando para sul/sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.
Chuvas em SC: como está a situação
Ao todo, 62 municípios registraram ocorrências desde quarta-feira (15), sendo a região Oeste a mais impactada. Oito cidades estão em calamidade pública e três mortes foram registradas, enquanto outra está desaparecida. Os dados são da noite de sábado (18), publicados pela Defesa Civil de Santa Catarina.
As ocorrências atendidas pelas forças se segurança públicas são relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.
Mortes e desaparecimento decorrentes das chuvas
De acordo com a Defesa Civil, aumentou para três o número de mortes pelas chuvas. A última ocorreu na noite de sexta-feira (17), em Palmitos. Um homem morreu eletrocutado após tocar na fiação enquanto andava de jet ski. Não se sabe as circunstâncias do uso do veículo aquático no momento.
Além dele, duas mulheres perderam a vida na quinta-feira (16), no município de Taió. Em Praia Grande, uma pessoa está desaparecida.
64 municípios em situação de emergência pelas chuvas
A Defesa Civil contabiliza, até este sábado, 64 municípios em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.
Com informações ND+