Uma ponte de madeira com aproximadamente 10 metros de extensão, desabou na tarde da última sexta-feira, por volta das 16 horas, na localidade de Itanema, em Lauro Müller. A ponte fica localizada próxima a gruta, no desvio do trânsito utilizado para o tráfego pesado.
Conforme um morador que reside próximo do local, um caminhão caçamba carregado de carvão, passava pela ponte quando ela veio abaixo. “Assim que o caminhão atravessou a ponte ela caiu. O motorista teve muita sorte, por que poderia ter caído com o caminhão”, disse o morador.
Moradores fizeram piquete na manhã desta segunda-feira (17) para impedir que os caminhões que fazem o transporte de carvão de duas mineradoras do município para o lavador de Santana, em Urussanga, passassem pelas ruas da comunidade. “Nossa intenção não é prejudicar ninguém, mas sim impedir que nossas ruas sejam danificadas. As pavimentações não foram projetadas para suportar tanto peso”, registra um dos moradores.
O vereador José Antonio De Bettio acompanhou a mobilização dos moradores e se colocou a disposição da comunidade. “Temos que estar presente e ajudar a população nos seus problemas. Eles nem precisariam sair de suas casas se os caminhoneiros respeitassem a placa colocada na entrada da comunidade, indicando que é proibido o tráfego de caminhões”, comenta.
Sem o acesso o transporte de carvão passou a ser feito pela rodovia SC-390, via Orleans, o que aumenta significativamente o trajeto.
O prefeito Fabrício Kusmin Alves esteve no local na sexta-feira, após a queda da ponte e informou que a reconstrução iria demorar alguns dias.
[soliloquy id=”59501″]