O interessado em ingressar em uma das graduações da UFSC tem até o próximo dia 29 para realizar sua inscrição online.
Mesmo com o recente corte de verbas destinadas a instituições de ensino públicas federais, a Universidade Federal de Santa Catarina irá manter o cronograma de inscrições para o Vestibular 2019.2. O interessado em ingressar em uma das graduações da UFSC tem até o próximo dia 29 para realizar sua inscrição online. Em Araranguá estão disponíveis vagas para os cursos de Medicina, Engenharia de Energia, Engenharia de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Vale lembrar que a UFSC é uma instituição pública de ensino, deste modo não há cobrança de mensalidade.
A instituição oferece 565 vagas em 24 opções de cursos, nas quais constam Medicina no campus Araranguá, Bacharelado em Química em Blumenau, e vagas remanescentes do Vestibular UFSC/2019. O Edital, que concentra todas as informações do concurso, está disponível na página vestibular20192.ufsc.br.
As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de maio de 2019, somente via internet, no valor de R$ 135 para todos os cursos. O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição vai até o dia 20 de maio.
No cartaz do Vestibular, o candidato encontra recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.
Provas
As provas serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 (sábado, domingo e segunda-feira), nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.
O portão de acesso ao local será aberto às 13h e fechado às 13h45, em todos os dias do Vestibular. O candidato terá acesso ao local mediante apresentação do original do Documento de Identidade, legalmente válido, informado no Requerimento de Inscrição, e da confirmação de Inscrição Definitiva.
O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento do portão de acesso não poderá realizá-la, independentemente dos motivos alegados.
As provas iniciarão, impreterivelmente, às 14h e terão duração de quatro horas. Durante a realização das provas, não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos nem porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante e similares), óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.
Cronograma de provas
6 de julho (sábado)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (doze questões de proposições múltiplas);
Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (oito questões de proposições múltiplas);
Matemática: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
Biologia: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.
7 de julho (domingo)
Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: sete questões de História, sete questões de Geografia, duas questões de Filosofia, duas questões de Sociologia e duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas;
Física: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
Química: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.
8 de julho (segunda)
Redação:
Questões discursivas: quatro.
Obras e autores para o Vestibular
Carolina Maria de Jesus – Quarto de Despejo, Diário de uma favelada
Jorge Amado – Capitães da Areia
Lygia Fagundes Telles – Melhores Contos (seleção Eduardo Portella)