Política

Apesar de fazer 85.549 mil votos, Salvaro não assume prefeitura de Criciúma

Os votos direcionados ao candidato tucano foram contabilizados como se fossem voto nulos

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Depois do fim da apuração dos votos por volta das 19h40min, deste domingo de eleições, o juiz da 10º zona eleitoral, Marlon de Jesus Soares de Souza, declarou o número de votos que o atual prefeito de Criciúma e candidato a reeleição Clésio Salvaro (PSDB) obteve nas urnas. Conforme o site Engeplus, os votos direcionados ao candidato tucano foram contabilizados como se fossem voto nulos, pois o candidato está sub judice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Salvaro se enquadra na Lei Ficha Limpa, e já foi barrado na Justiça três vezes.

Conforme o juiz, Salvaro conquistou 85.549 mil votos (dos 139.613 do total de votantes em Criciúma). “Isto não é a promulgação do resultado, mas sim o número de voto nas urnas”, esclareceu o Juiz. Segundo Souza, a partir de agora tudo depende da definição do TSE, que vai definir os próximos passos do processo de sua candidatura.

Como Salvaro obteve mais de 50% dos votos, uma nova eleição pode ser realizada, caso o tribunal mantenha indeferido seu registro de candidatura. Se este cenário se firmar, a nova eleição a ser realizada em Criciúma tem tudo para ficar para o próximo ano. “Caso a justiça mantenha o indeferimento, e os votos não sejam covalidados haverá um novo espaço para propaganda, a definição dos registros, enfim são 140 mil eleitores que irão as urnas novamente, sendo que novos candidatos vão poder entrar na briga, por isso a demora”, salienta o juiz.

Segundo Souza, esta eleição foi tranquila em toda cidade. “Não houve nenhum tipo de violência, e nenhuma prisão foi realizada. Terminamos esta eleição com um saldo positivo”, destaca Marlon.

Números – Romanna Remor (PMDB) principal oponente de Clésio Salvaro recebeu 21.415 votos. Odelondes de Souza (Psol) foi o terceiro mais votado com 2.014 votos, seguido por Cintia dos Santos (PSTU) que recebeu 1.674 e Rodrigo Maciel (PCB) 1.357 votos.

Os votos nulos somaram 4.970 (exceto os que foram destinados a Clésio Salvaro). já 3.118 eleitores preferiram votar em branco.