A entrega da Van Sprinter ocorreu na tarde desta quinta-feira (12) e contou com a presença do ex-deputado Valmir Comin.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Orleans recebeu as chaves de uma Van Sprinter 0km na tarde desta quinta-feira (12). O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Valmir Comin. A nova Van ajudará a associação no transporte dos alunos que utilizam os trabalhos da Apae diariamente.
A entrega do veículo ocorreu na sede da Apae de Orleans e contou com a presença da direção da Associação, do ex-deputado Valmir Comin, do vereador Osvaldo Cruzetta, dos professores e alunos da instituição. A presidente da Apae, Arlete Galvane, conta a importância da aquisição do novo veículo. “Nossa escola atende 116 alunos com deficiência intelectual e crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor, estes oriundos da zona rural e da zona urbana do município. A maioria desses alunos dependem de transporte escolar”, ressalta.
Orleans é o maior município com área rural da região da Amurel. A Apae já possuía duas vans para fazer um trajeto diário de aproximadamente 240 quilômetros para buscar os alunos. Arlete conta que o novo veículo também contribuirá com a economia da instituição. “É necessário realizar um grande percurso, aproximadamente 240 km por dia, em estradas de chão batido, areão, enfrentando porteiras, mata-burros e pontilhão. O veículo é o coração desta escola, pois sem o transporte nossos alunos não vêm para as aulas. Este novo veículo irá possibilitar a redução de gastos, porque o nosso veículo atual gasta muito com manutenção. Em nome dos nossos educandos, agradecemos imensamente o empenho do ex-deputado Valmir Comin em ajudar a Apae”, finaliza a presidente.
O ex-deputado Comin conta que a emenda parlamentar já era para ter vindo para a instituição em 2018, mas só neste ano a verba chegou. “As coisas no país são uma burocracia muito grande e depende muito da vontade das pessoas. Mesmo assim é sempre uma causa muito nobre e singular, quando se consegue fazer um encaminhamento para a classe apaeana, para os asilos e para as amas. Essa reivindicação já veio ao longo do tempo e era para ser liberada em 2018, mas infelizmente não foi possível. Com o novo governo conseguimos resgatar isso”, comenta
Valmir ainda destaca a satisfação de poder contribuir com a Apae. “É muito gratificante. Até fiquei emocionado, porque podemos estender a mão para essas pessoas que tanto precisam, isso não tem preço. Poder ver essa entidade gloriosa com toda essa estrutura que é fruto de muito trabalho, muita renúncia e dedicação. Tenho convicção que esse instrumento será muito útil para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz Comin.