Estádio recebeu o nome de Lierte Teixeira Machado “Zico”, ex-aluno da APAE que faleceu em 2006.
Dezenas de pessoas acompanharam na manhã desta quarta-feira (15), na sede da APAE de Lauro Müller, a inauguração do campo de futebol suíço da entidade, que recebeu o nome de Lierte Teixeira Machado “Zico”, ex-aluno da entidade que faleceu em 2006.
Entre o público presente estava o prefeito Hélio Bunn, o vice Paulo César Antunes, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Jades Izidorio, o vigário paroquial, Padre Valmor Della Giustina, o presidente da CDL, Agenor Brighente, o presidente da Coopermila, Alcimar De Brida, secretários municipais, vereadores, professores, alunos da APAE e familiares do homenageado.
Para José Elói Martins, presidente da APAE, o campo de futebol contempla uma antiga aspiração da entidade. “Há muitos anos a APAE luta para conseguir construir esse campo. Vários presidentes e diretores passaram pelo comando da entidade. E mesmo tendo eles pleiteado a obra, não foram felizes na reivindicação junto aos ex-prefeitos. Hoje para a nossa alegria, com o apoio significativo do prefeito Hélio Bunn, estamos vivenciando um sonho que se transforma em realidade”, destacou o presidente da APAE.
O prefeito Hélio Bunn, foi homenageado pela diretoria da APAE com uma placa de agradecimento por tudo que tem feito em sua gestão em favor da entidade. “É gratificante para mim como homem público contribuir para o crescimento e fortalecimento da APAE. Estou muito feliz pela homenagem que recebi. Posso garantir que a minha felicidade e a de muitos lauromüllenses é maior ainda pela homenagem prestada a família do nosso saudoso Zico”, registrou o chefe do executivo municipal.
Biografia do homenageado
Em 28 de abril de 1963 nasce Lierte Teixeira Machado, filho de Olívio Teixeira Machado e Zilda Otília Andrade Machado. Natural de Lauro Müller, zico como era conhecido nasceu em casa, localizada na Travessa Felipe Bhiel onde hoje se situa o CTG Serra do Rio do Rastro. Zico era uma criança levada que adorava ganhar presentes e brincar com seus carrinhos.
Com oito anos de idade ele enfrentou junto com seus familiares à enchente do ano de 1971, onde sua casa foi levada pela forte correnteza das águas deixando todos sem moradia. Morou com sua família durante seis meses na casa de seu avô Frederico no bairro Arizona. Com muito esforço e ajuda de populares construíram uma nova moradia na Rua Presidente Castelo Branco, onde morou sua vida toda.
Foi na adolescência que desenvolveu sua paixão pelo esporte e pelo seu time de coração o Vasco da Gama. Em 1983 aos 21 anos zico inicia sua feliz jornada na APAE, onde se destacava no esporte, tendo como esportes preferidos o futsal e arremesso de peso.
Onde conquistou várias medalhas que estão guardadas até hoje juntas com aquelas que ele ganhava de seus amigos da CME, sua coleção totalizou 160 medalhas e alguns troféus. Outra paixão de Zico era o teatro e a dança. Onde participava com seus amigos da APAE de vários festivais.
Tinha muito respeito e admiração por suas “tias” como chamava carinhosamente suas professoras da APAE. Na APAE ele aprendeu a fabricar vassouras e com seus amigos às vendia pelas ruas da cidade. Em 2005 viaja juntamente com a APAE para Tocantins onde participa do Festival Nacional Nossa Arte, realizando assim um dos seus sonhos que era viajar de avião.
Pessoa querida e respeitada por todos, zico sempre foi uma pessoa muita Esforçada. Tinha o hábito de juntar latinhas, vender rifas e puxa-puxa. Gostava de andar pela cidade e conversar com seus amigos até tarde da noite. Desde 1993 acompanhava a CME como roupeiro onde conquistou muitas amizades e no mesmo ano iniciou a atividade de garoto placar no ginásio de esportes.
Dois anos antes de sua morte zico ganha uma linda homenagem, que possibilita a realização de mais um sonho, a taça do campeonato municipal interbairros de futsal leva o seu nome. Em 2006 vem a falecer no Hospital Regional de Araranguá, deixando quatro irmãos, duas cunhadas, sete sobrinhos e vários amigos com muitas lembranças e saudades.
A família agradece a todos os envolvidos para que fosse possível realizar mais um de seus sonhos, o campo de futebol da APAE que hoje é oficialmente inaugurado em seu nome. Embora não esteja presente fisicamente, onde quer que se encontre ZICO certamente está muito feliz por mais essa conquista e realização.
[soliloquy id=”498″]