Geral

Aos 57 anos, Içara se destaca pelas oportunidades

A "capital do mel" comemora neste domingo (30), seu aniversário de emancipação político-administrativa.

Foto: Lucas Lemos

O perfil de Içara mudou. Da predominância da agricultura o município passou para a industrialização, foi impactado pela expansão do comércio e também pela ampliação de serviços. E assim a Capital Catarinense do Mel, que no passado dependia de outros municípios, não é mais uma cidade-dormitório. Têm empresas fortes, destaque no turismo, na cultura, esporte, educação e na saúde. Além disso, aos 57 anos, apresenta novas oportunidades para o empreendedorismo local.

“A partir da emancipação das comunidades litorâneas Içara precisou se redescobrir. E o que percebemos foi uma nova cidade”, resume o presidente da Associação Empresarial de Içara, Ramiro Cardoso. “A diversificação econômica significa estabilidade. A capacidade de adaptação também é muito importante, pois mostra o amadurecimento da cidade e a abertura local para inovações. Acreditamos no potencial de Içara e na população que atua em conjunto na construção de uma cidade melhor”, completa.

“Içara é uma cidade de um povo empreendedor e engajado. São dezenas de pessoas que colaboram com a comunidade, muitas delas de forma voluntária. Todas merecem parabéns”, indica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Alexandre Fernandes. “A construção da cidade que desejamos deixar aos nossos filhos e netos começa por nós. Este desejo tornou possível a criação do Observatório Social em 2018 e certamente será propulsor de bons exemplos”, acrescenta o presidente da nova entidade, Renato Brígido.

Cidade virou referência regional

O crescimento de Içara não é apenas populacional e econômico. A cidade virou referência. E no caso do Hospital São Donato, a regionalização será potencializada ainda mais pela Unidade de Terapia Intensiva. A estrutura já foi concluída. Resta agora o credenciamento no Sistema Único de Saúde. “A UTI permitirá no futuro aumentar também a complexidade do atendimento com cirurgias que necessitam do leito de tratamento intensivo para a retaguarda”, completa o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca.

“O desenvolvimento de Içara não está restrito a cidade. Irradia também aos municípios vizinhos. É um efeito em cascata que permite avanços na infraestrutura para o escoamento da produção, o fortalecimento do comércio local, a mobilidade, serviços em saúde e a criação de atrativos turísticos. A cada investimento novas oportunidades surgem. O futuro é promissor”, pontua o presidente do Sindicado do Comércio Varejista e Atacadista de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão, Altair Borges.

Colaboração: Lucas Lemos – Jornalista

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Homem que tentou matar a ex com golpes de machadinho enfrentará júri popular em Içara

O crime ocorreu no dia 6 de setembro de 2018, por volta das 17h, em Içara.

Justiça nega liminar e mantém decreto que fecha supermercados aos domingos em Içara

Em sua análise , o magistrado aponta que o artigo impugnado é válido, não há violação a regras de competência e não há violação ao preceito legal que prevê a manutenção das atividades essenciais.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário