O Governo do Estado investe somente nesta primeira etapa mais de R$ 13 milhões na construção de 33 Centros pelo Estado.
Foi anunciado no final da tarde desta quinta-feira (23), a construção de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município de São Ludgero. A notícia foi repassada ao secretário Regional de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros, pelo secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, durante visita a Braço do Norte. O prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, participou do ato.
O Governo do Estado investe somente nesta primeira etapa mais de R$ 13 milhões na construção de 33 Centros. “Decidimos realizar essa forte parceria entre Secretaria, Agência Regional e munícipio para conhecer a realidade de cada local onde a unidade será construída. Dentro de duas semanas a licitação para a obra já estará publicada”, afirma Comin.
Enquanto o Cras faz um trabalho de prevenção dentro de cada município a situações de fragilização, o Creas funciona como uma unidade regional que oferece um tratamento para pessoas que já enfrentam problemas. São pessoas e/ou famílias cujos direitos foram ameaçados ou violados em situação de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou afastamento do convívio familiar.
Conforme o secretário Regional, afirma que apesar de poucas pessoas ainda conhecerem o serviço na nossa região, ela está fortemente fixada a nível federal e estadual. “Com um atendimento especifico em cada município o Governo do Estado consegue auxiliar as pessoas que necessitam dos atendimentos oferecidos em cada unidade”, afirma Medeiros.
Colaboração: Chênia Cenci – Assessoria de Comunicação ADR de Braço do Norte