Sem Categoria

Ano letivo começa segunda na rede estadual de SC, sem exame final

Em vez de avaliação no final do ano, haverá recuperação a cada bimestre.

Foto: Divulgação/Secom

Foto: Divulgação/Secom

As aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina começam nesta segunda-feira (13). Conforme o Diario.com, uma das novidades deste ano é que não haverá exame final, mas sim uma recuperação da nota ao longo de cada bimestre. Também, em 173 escolas, alguns dias da semana com período integral. 

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a prova final colocava uma pressão grande no estudante. "A ideia é que se o aluno tiver alguma dificuldade, ele já possa ter uma reavaliação naquele momento mesmo e não fique dependendo só desse exame final, o que coloca uma pressão imensa e às vezes o aluno chega lá sem condições inclusive de poder avançar".

Integral

Nas escolas com ensino médio inovador, as aulas vão de cinco a sete horas por dia e em dois ou três dias da semana, o estudo vai ser em período integral.

No caso das 16 unidades com o ensino médio integral, em quatro dias da semana a aula começa às 7h30 e vai até as 17h. Em um dia por semana, a aula vai ser das 7h30 às 12h30.

Escolas com reforma ou interditadas

Nem todos os alunos vão ter o começo do ano letivo na segunda. Em colégios onde as obras de reforma ainda não terminaram ou que ainda não receberam o alvará de liberação dos bombeiros, a promessa é que as aulas comecem até 20 de fevereiro.

A maioria das unidades com problemas fica em Itajaí. Algumas foram interditadas pelos bombeiros, por problema na estrutura ou falta de itens de segurança, como extintores de incêndio. Mesmo com o atraso, o secretário de Educação garantiu que o calendário não vai ser prejudicado.

"A gente tem uma certa flexibilidade no calendário escolar para poder fazer essa recuperação, principalmente agora que a gente não tem mais o exame final no final do ano", afirmou o secretário.