Tecnologia

Anatel libera 5G para mais 13 cidades de SC; 11 são do sul

Vale dizer que a liberação para o 5G não significa a ativação imediata. Para isso, as operadoras precisam instalar os equipamentos necessários na região

Foto: Ilustrativa/Divulgação

O 5G “puro” começou a funcionar no Brasil há pouco mais de um ano e já está presente em 184 cidades. Esse número poderá aumentar em breve: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação na faixa de 3,5 GHz em mais 102 municípios. 13 deles em Santa Catarina.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 26, após reunião do Gaispi, grupo que acompanha a solução da interferência na faixa entre 3.625 e 3.700 MHz.

Segundo a Anatel, 1.712 municípios estão com a faixa de 3,5 GHz disponível para o 5G Standalone, cobrindo 69,3% da população brasileira. Vale dizer que a liberação para o 5G não significa a ativação imediata. Para isso, as operadoras precisam instalar os equipamentos necessários na região.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

As empresas se queixam que só 25% das cidades com mais de 200 mil habitantes têm legislações e processos para favorecer a ativação.

O 5G tem 10 milhões de acessos no Brasil, contra 196 milhões do 4G. Apesar do número modesto, a adoção vem sendo mais rápida do que a tecnologia anterior. O 5G demorou apenas oito meses para chegar a 8 milhões de dispositivos. Já o 4G levou um ano e meio até chegar neste número.

Veja os municípios catarinenses que foram contemplados:

Araranguá (SC)
Sombrio (SC)
Ipira (SC)
Piratuba (SC)
Laguna (SC)
Tubarão (SC)
Braço do Norte (SC)
Capivari de Baixo (SC)
Gravatal (SC)
Imaruí (SC)
Jaguaruna (SC)
Pescaria Brava (SC)
Imbituba (SC)

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações Tecnoblog.net