A Região Sul e a Grande Florianópolis são as que concentram o maior número de registros de infecções pelo vírus.
A Associação de Municípios da Região Lagunar (Amurel) pedirá, formalmente, que o Governo do Estado dê prioridade na distribuição de recursos e na destinação de novos leitos hospitalares, especialmente, os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A solicitação faz necessária diante da pandemia do COVID-19. A Região Sul e a Grande Florianópolis são as que concentram o maior número de registros de infecções pelo vírus. A associação realizou uma reunião entre os prefeitos por vídeo conferência, na manhã desta terça-feira (24).
“Além disso, estamos disponibilizando a sede da Amurel para a instalação de um centro de informações regional. Estamos estudando a possibilidade de fazer isso com a participação de estudantes de Medicina, em parceria com a Unisul”, explicou o presidente da entidade, o prefeito de Imbituba Rosenvaldo da Silva Júnior.
A assessora da Amurel, Ivania May, explicou aos prefeitos os encaminhamentos seguidos pelos governos, estadual e federal. O encontro virtual também serviu para uma troca de experiência entre os municípios, diante do momento delicado vivido no país. “Precisamos enaltecer todos os prefeitos. Estão com muita vontade de trabalhar e comprometimento”, destacou o diretor-executivo da instituição, Celso Heidemann.
Os prefeitos comentaram assuntos relativos à estruturação dos atendimentos, a espera pelos de kits de diagnóstico rápido e por equipamentos como, luvas e máscaras. A campanha de vacinação contra a H1N1 foi outro tema abordado, além das preocupações econômicas e fiscais decorrentes da crise.
Também houve espaço para a troca de informações sobre as ações sociais, como o atendimento a moradores de rua e às campanhas de arrecadação de alimentos para famílias de situação vulnerável.