Pesquisa divulgada esta semana pelo Paraná Pesquisas revela os primeiros números para as eleições de 2018 ao governo do Estado de Santa Catariana. Esperidião Amin (PP) lidera com 30%. Em segundo lugar, aparece Paulo Bauer (PSDB), com 20,3%. O terceiro lugar fica com Mauro Mariani (PMDB), 9,9%, enquanto Décio Lima (PT) aparece com 8,5%, Jorginho Melo (PR) com 5,1% e Gelso Merísio (PSD) com 4,5%.
Os números foram recebidos com festa no Partido Progressista, principalmente pelo grupo alinhado ao ex-governador Esperidião Amin. As mensagens nos grupos de Whatsapp se espalharam rapidamente. Mensagens do tipo: “Nós vamos voltar”, “Nós temos candidato ao governo”, “Ninguém segura mais ELE”, “Em fevereiro as coisas mudam”.
Tradicionalmente, a família Amin tem um eleitor fiel, mas o problema é o chamado “teto” que esbarra com a rejeição. Por isso, a cúpula progressista já deu o tom, não adianta liderar os números iniciais se não houver uma coligação robusta, ou seja, sozinho ninguém chega. Nem o Amin!
Força
Os números revelam a força do ex-governador Esperidião Amin, força esta que se sustenta em seu carisma, sua oratória, sua capacidade de trabalho e principalmente pelos índices alcançados quando esteve à frente do governo do estado.
PMDB
Mauro Mariani do PMDB aparece com 9,9% da intenção de votos. Mas é só o 15 ir para as ruas que os números mudam. O PMDB é considerado um arrastão de votos.
PSD
O melhor antídoto para vitaminar os números de Gelso Merísio (PSD) é o governador de fato assumir a pré-candidatura de Merísio. O apoio é muito discreto.
Renovação
A pesquisa divulgada não apresenta nomes novos na disputa ao governo.
Conexão Capital
Sobre a metodologia da pesquisa Paraná, vale apena lembrar que é a mesma empresa que demonstrou a reação da candidata Ângela Amin em 2016 quando outros institutos apontavam vitória folgada para o prefeito Gean Loureiro (PMDB). Em Florianópolis a Paraná acertou.