O local é onde fica a Estação de Tratamento de Água que abastece os Balneários Camacho e Garopaba do Sul.
Não é exagero dizer que o assunto do século 21 é a preservação dos recursos naturais. Todos os dias vemos notícias sobre o aumento exponencial no consumo de água, a poluição dos oceanos e a busca incessante por soluções sustentáveis. Dezenas de anos em danos que só serão reparados em outras dezenas de anos para frente. Por isso a importância de conscientizar as novas gerações, que terão o peso de reverter o quadro. O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, visa incentivar a reflexão sobre as decisões diárias que afetam diretamente este cenário.
Ao longo desta semana, mais de 200 alunos visitaram a Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Jaguaruna Saneamento, empresa do Grupo Atlantis. No passeio, eles puderam conhecer o reservatório de 1 milhão de litros, o laboratório onde são realizadas as análises de hora em hora, o gerador de energia, além de todos os equipamentos que garantem o abastecimento de água dos Balneários Camacho e Garopaba do Sul.
O engenheiro químico responsável pela concessão, Rafael Macieski, realizou demonstrações para ilustrar as técnicas realizadas durante o tratamento da água, como o teste para verificar a presença de cloro. “Enfatizamos toda mão de obra que há por trás daquela água que chega na torneira de casa. Há pessoas trabalhando 24 horas, de segunda a segunda, em feriados e finais de semana, para operar a Estação e garantir um abastecimento de qualidade para população”, explica Rafael.
As escolas participantes foram a Antônio João Mendes, do Camacho, Manoel Prudêncio Martins, do Encruzo, e a Osny Pereira, do Centro. Para agendar visita com a Jaguaruna Saneamento, entre em contato pelo telefone 0800 500 4100. Outras informações no site www.jaguarunasaneamento.com.br ou pelas redes sociais @jaguarunasaneamento.
Colaboração: Comunicação Grupo Atlantis