Geral

Alunos fazem referência à saudação nazista e são suspensos em colégio em Criciúma

Aparentemente uma brincadeira de uma turma do nono ano de um colégio em Criciúma, gerou mais polêmica na cidade que passou o dia discutindo fala de prefeito.

Divulgação

Não bastasse toda a polêmica gerada com a divulgação de um vídeo em que o prefeito Clésio Salvaro usa expressão “viadagem” para adjetivar aula de artes em escola do município, Criciúma teve mais nesta quinta-feira (26).

Os alunos do nono ano da uma escola particular mantida pelo setor carbonífero, Satc, gravaram um vídeo fazendo uma saudação nazista. A direção da instituição agiu imediatamente revertendo o que poderia trazer prejuízo ao coletivo. Ao invés de protelar decisões anunciou logo a suspensão dos e adotou em toda escola uma reflexão sobre o nazismo. A resposta imediata pode servir de exemplo para muitas outras entidades, órgãos públicos ou mesmo empresa privada, que por ventura enfrente situação idêntica.

O vídeo mostra o que em outros tempos poderia ser considerada uma brincadeira inocentes de alunos, mas nos dias de hoje, em que vivemos um um quadro de bipolaridade ideológica, isso gerou reação.

A entidade fez ainda nesta quinta-feira (26) a publicação de uma nota onde reafirma condenar este tipo de atitude, revela que os alunos envolvidos sofrerão sanção disciplinar prevista no regimento da instituição e a comunidade escolar fará reflexões sobre o nazismo e suas consequências na humanidade.

NOTA OFICIAL DA SATC

“A Direção da Satc vem publicamente registrar seu repúdio a qualquer ato de apologia ao nazismo. Esclarecemos, ainda, que a situação que envolveu um grupo de alunos de uma turma do nono ano, aconteceu em determinado momento em que os adolescentes fizeram referência a uma simbologia de saudação nazista.

Apologia ao nazismo é crime! Repudiamos e não compactuamos de nenhuma forma com tais atitudes. Deste modo, as providências cabíveis foram tomadas, com a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana.

Finalizamos lembrando que somos uma instituição de ensino que tem como missão, transformar a vida das pessoas por meio da educação e seguiremos firmes neste propósito.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.