O 3º Campeonato Regional de Cubo Mágico reuniu mais de 100 competidores no coreto da Praça Humberto Bortoluzzi, em Nova Veneza.
O 3º Campeonato Regional de Cubo Mágico da Região Carbonífera de Criciúma (Amrec) reuniu mais de 100 competidores no coreto da Praça Humberto Bortoluzzi, em Nova Veneza, neste domingo, dia 23. Mais uma vez, os alunos do Centro Educacional Meta, de Orleans, foram destaques em uma competição regional.
Eluana Turazzi Moreira trabalha nos projetos de xadrez, cubo mágico e iniciação científica na escola e falou sobre a experiência. “Os alunos saíram maravilhados. Foi nossa primeira participação e conquistamos medalha de bronze. É importante que esta prática continue sendo incentivada. O cubo desenvolve, além das habilidades mentais como concentração e memória, a capacidade de ser perseverante, o autocontrole e a organização”, comentou a professora.
A Escola Hercílio Amante conquistou o 1º lugar na Categoria Infantil, entre as seis participantes, resolvendo doze cubos em dois minutos e 32 segundos. A Escola Ângelo De Luca foi a vencedora, dentre 15 equipes, na Categoria Juvenil/Adulto resolvendo vinte cubos em um tempo de um minuto e 36 segundos.
Os competidores Vitor Wagner Abreu (Urussanga), Gabriel Henrique Schaly Córdova (Criciúma), Eliel da Silva Tramontin (Forquilhinha) e Gabriel Burigo Michel (Cocal do Sul) formaram a sua equipe por meio das redes sociais. “Tínhamos em comum o interesse em participar e nenhum colega que soubesse resolver o cubo mágico. Então fizemos contato com a organização, criamos um grupo virtual onde combinamos estratégias e todos nos conhecemos neste dia, poucos minutos antes de fazer a prova”, explicou o estudante de Educação Física da Unesc, Gabriel Córdova.
Segundo o Diretor do Departamento Municipal de Esportes, Heriton Sadrini, o campeonato representou uma inovação para o esporte. “A praça ficou lotada a tarde toda. O público prestigiou a novidade. Tivemos competidores dos municípios de Criciúma, Cocal do Sul, Orleans, Lauro Müller, Urussanga e Forquilhinha. Queremos agradecer aos professores, alunos, pais e à organização”, falou Sandrini.
Alunos das escolas Cristo Rei e Padre José Francisco Bertero, de Cocal do Sul e Criciúma, respectivamente, colaboraram realizando embaralhamento dos cubos mágico. Eles aplicaram algoritmos utilizados em campeonatos oficiais para garantir que os competidores resolvessem as mesmas configurações.
Colaboração: Ana Lúcia Pintro / Comunicação Campeonato Regional de Cubo Mágico
[soliloquy id="299965"]