Atividade realizada na disciplina de Inglês foi uma forma de incentivar que os estudantes pratiquem a conversação do idioma
Que tal viajar para outros países e ter a oportunidade de conversar em outra língua com diferentes pessoas, sem precisar sair da sala de aula? Alunos do 6º ano do Colégio Satc tiveram essa experiência ao participarem do Climate Action Project. O programa viabiliza o contato entre professores e estudantes de outros países para que troquem experiências e discutam possíveis soluções para problemas climáticos.
Para participarem do projeto, os alunos passaram por seis etapas, que envolveram pesquisas de problemas ambientais que atingem o Brasil e formas de solucioná-los. Na sequência, foi a vez de apresentar, durante uma chamada de vídeo, o resultado das pesquisas para estudantes de Israel e da Índia.
As conversas foram realizadas em inglês e, segundo a professora Marina Lopes, foi uma forma de os alunos terem uma vivência mais real com o idioma. “Aprender o inglês é importante para conseguir espaço no mercado de trabalho, mas também é fundamental para que nossos alunos se tornem cidadãos globais, e estejam preparados para participar de debates e encontros sociais”, destacou.
Além de falar sobre meio ambiente, os alunos também aproveitaram para tirar dúvidas sobre as culturas dos outros países e fizeram perguntas sobre como as crianças – do outro lado da tela – se divertiam nos tempos livres e que matérias estudavam na escola, por exemplo. Para a professora de inglês, é através dessa conversação que os estudantes conseguem ter um aprendizado mais efetivo da disciplina.
Experiência enriquecedora para os alunos
O Pedro Henrique Maximiliano, de 11 anos, já tinha ouvido falar sobre a cultura desses outros países, mas nunca havia conversado com crianças de lá. Para ele, foi uma experiência inesquecível. “Gostei muito de saber mais sobre a Índia e, como eu já gosto bastante de estudar inglês, tive mais facilidade para entender o que eles estavam falando”, ressaltou.