Atividades práticas foram desenvolvidas durante as aulas e resultados foram compartilhados entre as turmas
A proposta educacional desenvolvida para todo o Ensino Médio do Colégio Satc permeia as escolhas dos alunos, oportunizando assim, o contado com diferentes linguagens de aprendizagem. O primeiro passo desse processo envolve as Disciplinas Eletivas, em que os jovens conhecem áreas ligadas aos cursos técnicos. Para apresentar os resultados obtidos nas disciplinas durante o trimestre, os estudantes fizeram uma exposição com seus projetos, que foram criados durante as atividades práticas da aula em que optaram por cursar.
Esse é o momento para os estudantes experimentarem novos saberes, colocando em prática as teorias e desenvolvendo produtos pensados em conjunto com os colegas. “Queremos que nossas turmas possam conhecer diferentes áreas, para que no futuro a escolha do técnico seja mais fácil. Mesmo que não tenha feito essa aula, esse jovem pode a conhecer por meio dos projetos de amigos e colegas apresentados nessa exposição”, conta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
Para a aluna, Giovana Somariva, as explicações dos professores se tornaram algo palpável a partir da aplicação de projetos. “Nesse trimestre eu escolhi a disciplina de SmartHome, e achei uma experiência muito interessante, porque aprendi coisas que eu não imaginaria fazer. Não era apenas o professor no quadro, a gente pode mexer e realizar muitas coisas para que nosso projeto desse certo”, relata.
A união entre ações educacionais e informação profissional, é um importante método para auxiliar os adolescentes em suas futuras carreiras profissionais. “Nosso propósito com essas disciplinas é mostrar uma nova vertente da educação básica para os alunos. Dando assim, sentido aquela aula, para que consigam perceber um produto final produzido por eles”, destaca a coordenadora.