Com o objetivo de divulgar o Programa Intercâmbio Jovem do Rotary Club Internacional, o Centro Educacional Meta, de Orleans, recebeu, na tarde dessa quarta-feira (22), um grupo formado por 18 adolescentes de nove nacionalidades. Entre elas, México, Alemanha, Estados Unidos, França, República Tcheca, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia e Haiti.
Durante a visita à escola, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e de tirar dúvidas com os intercambistas. A diretora, Marlene Turazzi Moreira, falou sobre a importância de incentivar os alunos, principalmente os do 5º ano, para que tenham tempo para se prepararem caso tenham interesse em viver a experiência de um intercâmbio.
“Fazer um intercâmbio dá oportunidade ao aluno de ampliar o horizonte, de adquirir mais maturidade e de aprender uma nova língua. Com essa troca de experiência, é uma forma de mostrar a eles na prática a importância das disciplinas de línguas estrangeiras lecionadas na escola. O programa do Rotary Club destaca-se por ser muito mais acessível. Além disso, os pais têm uma preocupação a menos, tendo em vista que seu filho vai ficar na casa de um rotaryano”, afirmou a diretora.
Jovens de 15 a 19 anos de idade podem participar. O programa, desenvolvido em mais de 100 países, tem um ano de duração. Durante este período, os intercambistas frequentam escola regularmente em outro país, convivem com uma família local, conhecem diversos lugares e aprendem uma nova língua. A família do participante só precisa arcar com despesas de passagens aéreas de ida e volta, seguro-viagem, passaporte, visto e gastos de qualquer viagem ou excursão adicional durante o intercâmbio.
Uma nova seleção está sendo realizada em Orleans com o objetivo de recrutar um participante para 2018. Para isso, uma avaliação será realizada. Os interessados devem procurar o Rotary Club de Orleans.
[soliloquy id="213851"]