Geral

Alunos desenvolvem trabalho de pesquisa utilizando resíduos para a fabricação de porcelanato

O trabalho consegue obter a massa do porcelanato técnico com as mesmas características utilizando 60% de rejeito

Ter um produto de alta qualidade utilizando resíduos. Esse é o objetivo do trabalho desenvolvido pelos alunos Erick Dias Piva, Felipe Alves, Lucas da Rolt e Manoela Custodio. A pesquisa é uma das 22 que estão sendo apresentadas durante o 15º Seminário de Iniciação Cientifica e Tecnológica, SITC, promovido pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul. Ela mostra resultados positivos diante da  fabricação do porcelanato utilizando rejeitos, como vidro, lama (pó de mármore) e cinza de carvão.

Sob orientação do professor Maykon Cargnin, o trabalho consegue obter a massa do porcelanato técnico com as mesmas características utilizando 60% de rejeito. O aluno Felipe explica que para se obter esse resultado foram feitas algumas modificações no processo. “A qualidade do produto é mantida. O único diferencial está na cor. A peça fica mais escura por causa da cinza de carvão”. 

Além da qualidade, a pesquisa também mostra economia no processo e no custo do produto. “Há uma redução de consumo de materiais naturais e do gás natural durante a queima. Além disso, todo o processo contribui com o meio ambiente”, destaca Lucas.

De acordo com o professor Maykon o trabalho a partir do ano que vem será aprimorado. “Diante dos resultados  positivos apresentados, sentimos a necessidade de ir mais a fundo para melhorar ainda mais a qualidade produto para que ele seja capaz de ser produzido em uma unidade industrial”, afirma.

Quase 100 alunos dos cursos técnicos em cerâmica e eletromecânica apresentam suas pesquisas voltadas para a prática até esta sexta-feira, 13. Eles foram desenvolvidos durante os últimos cinco meses e fazem parte do projeto de Iniciação Científica e Tecnológica da Instituição.

O evento é aberto para a comunidade e reúne empresários, industriais, técnicos, estudantes e pesquisadores para debater e buscar conhecimento tecnológico e respostas para as necessidades e problemas industriais ligados a esses setores.