Os alunos de oito das 23 escolas realizaram suas votações para eleger o candidato ao cargo de Vereador Mirim, ontem (17). A votação começou às 9h e foram realizadas até às 15h nas escolas E.M.E.F. Jorge da Cunha Carneiro, E.M.E.I.E.F. Pe. Paulo Petruzzéllis, E.M.E.F. Dionízio Milioli, E.M.E.F. Profª. Lili Coelho, Associação Rogacionista de Educação e Assistência Social, Colégio UNESC, E.M.E.I.E.F., Antônio Colombo e E.M.E.I.E.F. Giácomo Burigo. Nesta quinta-feira mais oito vão poder realizar o processo eleitoral que conta com a participação da empresa Radar que ficou responsável pelo transporte e o armazenamento das urnas, e o IPC que fará os cálculos do quociente eleitoral, quando ocorrerá a apuração na sexta-feira, a partir das 18h, no SISERP. Uma comissão foi formada para a apuração. As urnas foram disponibilizadas pelo TRE.
A diretora da Escola Giácomo Búrigo, Edinara Torquato, explicou que os alunos puderam ver como funciona as eleições e disse que a expectativa está grande. O mesmo ocorreu na Escola Pe. Paulo Petruzzéllis, no Bairro da Juventude. Segundo a coordenação pedagógica a iniciativa é muito boa, pois eles serão futuros eleitores, já que a cidadania e a importância da legislação já estão sendo trabalhados com eles nesse processo.
No Colégio Unesc, a coordenadora Zulma da Silza, disse que o processo foi interessante. “Eles se interessaram em saber as propostas, saber sobre as votações, e houve um grande envolvimento dos alunos e empenho por parte dos candidatos para desenvolver suas propostas, e também da família que deu apoio”.
No Colégio Rogacionista, o clima não foi diferente. A diretora Jocelaine Dagostim, contou que a união dos alunos foi um ponto fundamental no exercício da cidadania. Na escola Prof. Lili Coelho, a diretora Marilena Werner, contou que as votações ocorreram tranquilamente. “As crianças estão muito interessadas”.
No colégio Antônio Colombo as votações também foram tranquilas, e segundo a direção todos os objetivos foram alcançados. Na Dionízio Milioli, a movimentação também foi grande e os alunos também levaram a sério o processo eleitoral. Na escola Jorge da Cunha Carneiro a expectativa também foi grande durante todo o dia. “As crianças estão empolgadas e esse dia vai ficar marcado na vida delas”, destacou a diretora, Gislene Marinho.
O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental do Município de Criciúma (escolas da rede particular, municipal e estadual), com o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e o estabelecimento de ensino, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania.
Duas vezes ao mês os alunos farão o papel de legisladores mirins, sendo que cada Sessão Ordinária terá a duração de até duas horas e compor-se-ão de três partes: Expediente, Horário Político e Grande Expediente. O programa tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes. Será composto por 17 Vereadores Mirins, escolhidos através de uma eleição entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Criciúma. Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. O mandato é de uma Sessão Legislativa.
DATA DA ELEIÇÃO: 18/06/2015
Colégio Marista de Criciúma
Colégio São Bento
Colégio Universitário Criciúma Ltda
Escola de Educação Básica João Frassetto
E.M.E.I.E.F. Oswaldo Hulse
E.M.E.F. Judite Duarte de Oliveira
E.M.E.I.E.F. Adolfo Back
E.M.E.I.E.F. Ângelo Félix Uggioni
DATA DA ELEIÇÃO: 19/06/2015
E.M.E.F. Érico Nonnenmacher
E.M.E.F. Hercílio Amante
E.M.E.I.E.F. Filho do Mineiro
E.M.E.I.E.F. Giácomo Zanette
E.M.E.I.E.F. José Contim Portella
E.M.E.I.E.F. Prof. Marcílio Dias de San Thiago
Escola Educacional Técnica – SATC
Colaboração: Daniela Savi