Oito alunos da Unisul campus Tubarão embarcaram nessa quinta, dia 9 de julho, para o estado do Mato Grosso, por meio do Projeto Rondon. Alunos dos cursos de Relações Internacionais, Farmácia, Odontologia, Medicina, Psicologia, Direito e Pedagogia tiveram a proposta aprovada e foram selecionados, os únicos em Santa Catarina.
Esse é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. No caso dos alunos da Unisul, o destino é a cidade de Arenápolis/MT
Durante duas semanas os alunos vão trabalhar diretamente com a comunidade, em vários âmbitos, como social, saúde, educação e direitos humanos. Realizarão oficinas, jogos, brincadeiras e aproximação saudável do pessoal da comunidade, priorizando sempre os aspectos prático e sustentável de tudo. Os rondonistas estão sob a coordenação das professoras Cristini Turatti e Fabiana Durante, dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, respectivamente.
Quem tiver interesse em participar deve escrever um projeto junto a um professor e montar uma equipe. O edital normalmente é divulgado nos meses de março e agosto, onde detalha o local e o período de realização da operação, as ações a serem realizadas, o cronograma de atividades, as responsabilidades do Ministério da Defesa e da Instituição de Ensino Superior.
A instituição deve se cadastrar no site do Projeto Rondon e anexar a proposta detalhando as ações a serem realizadas. Interessados podem acompanhar pelo site: http://www.defesa.gov.br/projetorondon.
Colaboração: Amanda Becker