Depois de blogueiros e jornalistas, cidade recebe professores e acadêmicos do curso de Geografia para turismo técnico.
Alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram visita de estudos em Lauro Müller, voltada para conhecimento técnico sobre a Coluna White e as formações geológicas que compõem o solo e relevo do município. O grupo, com 31 pessoas entre professores e alunos, chegou na quarta-feira (2) e retornou nesta sexta-feira (4) para Florianópolis. A comitiva também visitou roteiros turísticos como a Serra do Rio do Rastro, as rotas Cervejeira e da Cultura Italiana, empreendimentos de turismo e tiveram a hospedagem na Associação Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro.
A quarta-feira foi toda dedicada para visitas às rotas turísticas e hospedagem. As visitas técnicas começaram na quinta-feira (3) pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e as esculturas no Paredão Zé Diabo, em Orleans. No meio da manhã os alunos visitam a Coluna White, uma das mais clássicas colunas estratigráficas elaboradas no Brasil. Esse estudo geológico foi realizado pelo geólogo Israel Charles White, em 1904 a 1908, demarcado por um conjunto de 17 marcos descritivos das feições mais características da geologia local. No roteiro também foram realizadas aferições de climatologia, guiadas pelos professores, finalizando com a visita à Serra do Rio do Rastro.
Todo o cronograma de visitas técnicas foi terminado na manhã desta sexta-feira (4) com a visita à Feira da Agricultura Familiar, na Praça Henrique Lage, no Centro. Para o Secretário de Turismo de Lauro Müller, Luciano Philippi, o turismo técnico que aconteceu nesta semana abre uma nova oportunidade para o segmento no município. “Esse é o turismo geológico, mais técnico e com um público amplo. Mesmo direcionado, o grupo de alunos e professores movimentou toda a rede do turismo na cidade”, afirma o secretário. Já a visão do Prefeito em exercício Pedro Barp vai um pouco mais além. “Vemos que esse turismo mais específico, mais técnico, que pode ser incorporado às atrações e roteiros que já existem, ampliando nosso portfólio turístico”, diz.
A visita técnica do curso de Geografia da UFSC foi organizada pela coordenação do curso, pelo Governo do Município – através da Secretaria de Turismo, Associação Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro e Epagri.