Educação

Aluna semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa é recebida com festa em Urussanga

Com faixa de parabéns, buquê de flores e aplausos, a aluna do sexto ano da Escola Lydio de Brida, Letícia Gastaldon e a professora orientadora Kézia Fernandes, foram recebidas com festa pelos alunos e a direção da escola municipal nesta segunda-feira, 03/11, em Urussanga. Elas foram semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, disputada nos dias 28 a 30 de outubro em Belo Horizonte. O trabalho delas ficou entre os 127 melhores num total de 5 milhões de inscritos.

A Olimpíada promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) do Ministério da Educação, teve como tema “O lugar onde eu vivo”, e a Letícia participou com o poema “História de uma tradição” que descreve a vida em Urussanga. “Foram três dias de muito aprendizado na capital mineira e troca de conhecimento com outros participantes do Brasil. Foi uma experiência única na minha vida, não esperava que fosse tão longe”, disse Letícia.

A orientadora Kézia Fernandes, professora de Língua Portuguesa, conta que ficou emocionada quando foi avisada pela diretora Luciana Peruchi que estavam na semifinal. “Chorei quando recebi a ligação divulgando o resultado, pois é muito gratificante ver uma aluna sua se destacar num concurso nacional. É sinal de que o trabalho em sala de aula surtiu efeito”, comentou. A secretária de Educação, Brigida Marioti, conta que é a primeira vez que o município participa desta Olimpíada. “Só por ter chego à semifinal é motivo de muito orgulho e já podemos ser considerados vencedores. Leiam e escrevam cada vez mais, isso vai fazer a diferença na vida de vocês”, disse aos alunos.

Saiba mais

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Colaboração: Filipe Casagrande

[soliloquy id=”95111″]