Geral

Alternativas sustentáveis são criadas em Siderópolis

O processo de coleta seletiva e o Ecoponto foram implantados no município no último mês

Foto: Ascom Siderópolis

Foto: Ascom Siderópolis

Preocupado com as questões ambientais, o Governo de Siderópolis implantou, no último mês, dois programas para melhorar o descarte do lixo no município. A coleta seletiva, desenvolvida em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (Cirsures), passou a garantir o descarte adequado de resíduos recicláveis, como papel, plástico metal, vidro e isopor. Nesse primeiro momento, apenas os bairros Centro, Gruta e Vila Rica estão sendo atendidos pela coleta, que acontece todas as sextas-feiras pela manhã. Todo o material recolhido é levado para a Cooperativa de Recicladores do Rio América (Cooperamérica), em Urussanga, onde é realizada a triagem.

O outro programa que já está em execução no município é o Ecoponto, que serve para o descarte apropriado de lixo eletrônico. Atualmente, Siderópolis conta com quatro locais que recebem esse tipo de material: a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no centro da cidade; a EEBM Jorge Bif, na Vila São Jorge; a EEBM Aurora Péterle, no Alto Rio Maina; e a EEBM Miguel Lazzarin, no Rio Jordão. Equipamentos eletrônicos, como computadores e impressoras, assim como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias podem ser levados até um desses locais para receberem o destino correto.

Para o prefeito, Helio Cesa (Alemão), a adoção de tais medidas só traz mais benefícios aos sideropolitanos. “Nós estamos trabalhando para que as informações cheguem até a sociedade por meio das escolas e dos alunos, para que eles próprios incentivem os familiares a adotarem a separação adequada do lixo. Acreditamos que o Ecoponto e a coleta seletiva vêm trazer qualidade de vida aos cidadãos, além de tratar os resíduos de maneira adequada. Tanto nós quanto o meio ambiente saímos ganhando com tais atitudes”, destacou.

Colaboração: Ascom Siderópolis